
Uma mulher foi resgatada após permanecer cinco anos em cárcere privado na zona rural de Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O resgate ocorreu na sexta-feira (14), quando a Polícia Militar prendeu o marido, de 23 anos. No entanto, após uma audiência de custódia realizada no domingo (16), ele foi liberado. A vítima e seu filho de 4 anos foram encaminhados a um local seguro.
A prisão do suspeito foi possível após a mulher enviar um e-mail à Casa da Mulher Brasileira, denunciando as agressões físicas, ameaças e o monitoramento constante por câmeras de segurança. Inicialmente, a vítima negou o pedido de socorro, mas, ao identificar o celular usado para enviar a denúncia, a PM confirmou os fatos.
O homem foi autuado em flagrante pelos crimes de sequestro, cárcere privado, dano emocional e ameaça, todos no contexto de violência doméstica. A Polícia Civil apreendeu os equipamentos de monitoramento da residência e está analisando as imagens.
Em outra ocorrência semelhante, em Sarandi, Noroeste do Paraná, uma mulher pediu ajuda por meio de um bilhete entregue a uma funcionária de supermercado. A Polícia Militar agiu rapidamente e prendeu o agressor, que já tinha histórico de violência doméstica.
As ações fazem parte do programa Mulher Segura, recentemente institucionalizado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. A iniciativa busca combater o feminicídio e a violência doméstica, capacitar agentes públicos e conscientizar a população sobre o tema.