Saúde

Nariz Itinerante: projeto leva palhaçaria a UPAs, CAPS e hospitais públicos de Curitiba e Região Metropolitana

Desde 2014, a Associação Nariz Solidário tem a missão de transformar relações e pessoas por meio da palhaçaria. Em 2024, a ONG celebra seus 10 anos de atuação, com o projeto Nariz Itinerante proporcionando arte, cultura e saúde mental para pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde em ambientes de atenção à saúde de Campo Largo, Fazenda Rio Grande e São José dos Pinhais, além da capital curitibana.

Com ações itinerantes realizadas semanalmente e de forma gratuita, cerca de 25 palhaços profissionais e voluntários visitam Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), maternidades e hospitais. Utilizando da linguagem do palhaço, do improviso e da música, eles promovem intervenções cênicas e oferecem atendimento humanizado e especializado para quem precisa.

O Nariz Itinerante se destaca por ser a única ação de uma organização social e artística dentro das UPAs, CAPS e do Hospital Municipal do Idoso em Curitiba, e também a única iniciativa presente nos equipamentos de saúde de Fazenda Rio Grande. O cofundador, diretor e presidente da organização, Eduardo Roosevelt, ressalta que “os grandes diferenciais do projeto são a sua itinerância e descentralização, levando a arte da palhaçaria de Curitiba para a região metropolitana, ampliando o impacto e alcançando mais pacientes e profissionais da saúde”.

Até o momento, o Nariz Itinerante já atendeu 19 mil pessoas em 150 ações realizadas nas UPAs, CAPS e no Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns, em Curitiba, na UPA de Fazenda Rio Grande, no Hospital e Maternidade de São José dos Pinhais e no Hospital Infantil Waldemar Monastier, em Campo Largo, todos parte do Sistema Único de Saúde (SUS). A meta é impactar mais de 20 mil pessoas ao longo de 700 horas de atuação ao longo do projeto.

Para a palhaça Lupita, interpretada por Sabrina Almeida, é gratificante proporcionar momentos de bem-estar em ambientes muitas vezes marcados por dor e sofrimento. “O que mais me move são as interações que proporcionam alívio e respiro às pessoas. Muitas vezes, um simples ‘olho no olho’, uma palavra ou uma música já fazem a diferença, mostrando que grandes momentos moram nos gestos mais simples”, complementa ela, que já atua como palhaça em hospitais há 7 anos.

Antes de entrar em cena, os palhaços e palhaças passam pelo programa de formação “Encontros e Risos”, com duração de um ano, e contam com acompanhamento terapêutico em grupo recorrente. “Por trás de cada palhaço, existe um ser humano absorvendo situações de luto e das mais diversas fragilidades. Então, é essencial ter esse espaço seguro, para que eles possam falar, refletir juntos e trocar experiências uns com os outros”, diz Luana Bastos, psicóloga hospitalar e responsável pelo acompanhamento terapêutico dos palhaços na Associação.

O projeto também contempla atividades educativas em escolas públicas, onde palestras são realizadas para capacitar educadores e estudantes sobre o uso da palhaçaria como técnica facilitadora de novos processos de aprendizagem. Com uma abordagem inclusiva, a equipe do Nariz Itinerante ainda recebe treinamento em Libras para garantir o atendimento a pessoas com deficiência auditiva.

O projeto Nariz Itinerante é realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei nº 8.313/91, e tem o patrocínio das seguintes empresas: BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Cimento Itambé, Banco CNH Industrial Capital, Malhas Wilson, New Holland, RD Saúde e Unimed Paraná.

Sobre a Nariz Solidário

A Associação Nariz Solidário é uma organização da sociedade civil que trabalha com a arte da palhaçaria para a melhoria das relações em diversos contextos. Desde 2014, promove a arte, a cultura e a saúde mental em ambientes de atenção à saúde, empresas e escolas. Já realizou mais de 2.100 ações que chegaram de forma gratuita a mais de 328 mil pessoas entre pacientes, familiares, professores de escolas públicas e profissionais da saúde e de outras áreas.

A Nariz Solidário tem sido amplamente reconhecida por suas práticas de gestão de voluntários e impacto social. Em 2019, venceu o 1º Prêmio Impulso de Boas Práticas no 3º Setor, e em 2021 foi laureado com os Prêmios RPC GAME, Dhesca Brasil Memorial da Pandemia, além de conquistar o maior prêmio de Marketing do Paraná. Em 2022 e 2023, ficou entre as 10 melhores ONGs de pequeno porte do país e recebeu o Prêmio VOL 2022 e 2023 por suas práticas de voluntariado.

Mais informações no site https://narizsolidario.org.br/ 

SERVIÇO

Nariz Itinerante*

Semanalmente, de março de 2024 a fevereiro de 2025

Campo Largo

– Hospital Infantil Waldemar Monastier (R. XV de Novembro, 3701 – Bom Jesus, Campo Largo)

Terças-feiras, no período da tarde

Fazenda Rio Grande

 – Unidade de Pronto Atendimento (R. Rio Tejo, 515 – Pioneiros, Fazenda Rio Grande)

Sextas-feiras, no período da tarde

Nosso Dia

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.