Brasil

Nordeste: Moradores de Maceió protestam contra Braskem por afundamento de solo

Folhapress

Os manifestantes, que por volta das 7h30 já ocupavam a avenida Fernandes Lima, uma das principais vias da capital alagoana, exibiram faixas e cartazes contra a Braskem nos quais denunciaram “tragédia” e “isolamento”, por exemplo.

A atividade de mineração provocou o afundamento do solo, e cinco bairros precisaram ser desocupados no município -Bebedouro, Bom Parto, Pinheiro, Farol e Mutange.

A Defesa Civil de Maceió afirmou, em boletim divulgado às 9h desta quarta, que o afundamento acumulado da mina é de 1,92 metro. Disse ainda que o deslocamento vertical ocorre sob a velocidade de 0,2 cm/h, apresentando um movimento de 4,9 cm nas últimas 24 horas.

O órgão permanece em alerta devido ao risco de colapso da mina de número 18, localizada na região do antigo campo do time de futebol CSA, no bairro Mutange. E recomenda que a população não circule na área desocupada enquanto as medidas de controle e monitoramento são aplicadas.

ISENÇÃO DE IPTU

Na manhã desta quarta, o prefeito de Maceió, JHC (PL), encaminhou à Câmara Municipal um projeto de lei que isenta moradores e comerciantes que tinham residência nos bairros afetados do pagamento de IPTU até o final de 2028.

De acordo com a prefeitura, seriam contemplados aproximadamente 15 mil imóveis. Caso a proposta seja aprovada, a cidade irá abrir mão de uma receita de ao menos R$ 30 milhões por ano, considerando o preço médio do metro quadrado nessas localidades em 2018, ainda segundo a administração municipal.

Além do IPTU, os benefícios se estendem aos impostos sobre serviços de qualquer natureza -Imposto de Transmissão Onerosa Inter Vivos de Bens Imóveis;Taxa de Licença para Publicidade; Taxa de Licença para Instalação; Taxa de Licença para Funcionamento; Taxa de Licença para o Comércio Eventual ou Ambulante; Taxa de Vigilância Sanitária; Taxa de Coleta, Transporte e/ou Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares Urbanos e Taxas Ambientais.

Banda B

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.