
A perda da liderança em vendas no Brasil em 2014, após 27 anos no topo, e a queda vertiginosa no ranking deste ano não foram suficientes para fazer a Volkswagen antecipar uma nova geração para o Gol. No entanto, o modelo passará por mudanças, mas será apenas uma reestilização da quinta geração (a segunda já feita), sem trocar de plataforma. Quem garante é uma fonte ligada à marca, conforme apurou o site UOL. O Gol VI, construído sobre uma nova base, possivelmente a mesma do Golf, deve aparecer apenas em 2018.
A chegada do novo Gol está prevista para 2016, com o hatch se posicionando em um patamar acima do atual, deixando de vez para o up! a opção de veículo de entrada da marca, inclusive na venda para frotistas. Ainda de acordo com o UOL, o carro ficará maior no comprimento e na largura, apesar de não alterar a plataforma, e mais requintado. O objetivo é não ficar devendo em nada aos rivais, que, curiosamente, modernizaram-se para encarar justamente o Gol, quando este era até então imbatível em volume de emplacamentos.
Inspiração
O Gol renovado deve seguir o mesmo caminho do Fox, que buscou inspiração no Golf para se tornar um compacto ‘premium’. Com isso, faróis e lanternas provavelmente trarão traços do hatch médio da VW, bem como o console e o quadro de instrumentos. Para não ficar atrás dos concorrentes, ele certamente adotará uma central multimídia com tela colorida. O UOL divulga que os preços acompanharão as melhorias do modelo, partindo (na cotação atual) de R$ 36 mil e alcançando R$ 60 mil nas configurações mais completas.
Embrião
Um protótipo de argila foi revelado recentemente pela Volkswagen, dando a ideia da forma que o carro terá. Nota-se que a dianteira exibe a grade alinhada ao para-choque, seguindo a tendência das ‘boconas’, lançada pela Ford, como no atual Ka. A linha de cintura ficará um pouco mais elevada, realçando um ar mais esportivo, e as lanternas traseiras permanecerão nas extremidades da carroceria, sem invadir a tampa do porta-malas, como no Fox e no Golf.
Motores
O Gol reestilizado virá equipado com a nova família de motores da Volkswagen, formada pelo bloco 1.0 12V, de três cilindros e 82 cv, que atualmente equipa o up! e o Fox Bluemotion, o 1.6 16V MSI , de 120 cv, e, segundo o UOL, possivelmente o 1.4 TSI, recalibrado para ser flex, que estreará ainda neste ano no Golf nacional. O câmbio poderá ser manual (de cinco ou seis marchas, dependendo da versão) ou automatizado i-Motion.
A mudança no Gol fará o Fox subir de degrau, ocupando o posto que hoje é do Polo (este ganhando aposentadoria definitiva) e deixará o up! como a única opção da marca abaixo dos R$ 30 mil.
Gazeta do Povo