Bem Estar e Saúde

O que é Febre?

Dr Emerson AlbertasseDiretor Técnico – CSV – CRM 31.694

A febre é uma elevação da temperatura normal do corpo que pode ocorrer em decorrência de diversos fatores. Temperatura corporal acima de 37,8°C é considerado febre e acima de 41,5°C, pode ser definido pelo termo de Hiperpirexia (Febre muito alta). 

A febre é uma resposta do sistema imunológico, quando há algo de anormal em seu funcionamento. Com essa resposta do corpo aumentando a temperatura, tem-se o objetivo de destruir invasores, geralmente vírus ou bactérias. 

Você sabe de onde vem a febre?

Existe uma área no cérebro responsável pelo aumento da temperatura corporal, chamada de hipotálamo, e quando essa área detecta uma “invasão” de micro-organismos, ativa o aumento da temperatura para chamar a atenção de que algo não está normal. Muito contrário do que se pensa, a febre não deve ser tratada apenas com antitérmico, pois como dito anteriormente é um sinal de que algo exige maior atenção, portanto é necessário buscar a causa e tratá-la.

Muitas pessoas optam por realizar automedicação para estabilizar a temperatura, porém realizando esse tipo de tratamento pode ser, sim, que você estabilize a temperatura corporal mas esteja mascarando problemas mais graves. Dito isso, jamais opte pela automedicação, busque sempre por profissionais da área da saúde que poderão examinar seu caso de forma adequada.

Dr Emerson Albertasse
Diretor Técnico – CSV
CRM 31.694

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.