
A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), está promovendo cursos de qualificação profissional no Centro de Referência em Capacitação (CRC). Atualmente, estão em andamento as formações de Auxiliar Administrativo e Aperfeiçoamento em Mecânica Básica Industrial, ambas oferecidas em parceria com o Senai. As vagas são destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de ampliar suas oportunidades no mercado de trabalho.
Para os participantes, a iniciativa tem sido um diferencial na busca por emprego. Alice Freitas de Araújo, moradora do bairro Tupy, de 17 anos, concluiu o curso de Mecânica Básica e, agora, está se capacitando como Auxiliar Administrativo. Assim que terminou a primeira formação, conquistou uma vaga de estágio em uma empresa de segurança no trabalho. “Foi muito bom. Percebi que, ao citar o curso do Senai, os recrutadores se interessaram em saber mais. Recebi a oportunidade e fui atrás. Para o meu currículo, foi ótimo”, relata Alice.
Além do aprendizado técnico, programas como esse ajudam adolescentes e adultos a se prepararem para os desafios profissionais. “Os recrutadores destacam que um certificado como esse faz diferença em uma entrevista de emprego. É uma grande responsabilidade formar profissionais. Os jovens são o futuro e precisam de incentivos dessa magnitude”, afirma Adjovane Santos, professor do Senai.
A coordenadora do CRC, Elisângela Aparecida Tomba, reforça a importância do papel da Assistência Social na inclusão profissional. “Nosso objetivo é garantir que as pessoas atendidas pela secretaria tenham acesso igualitário a capacitações de qualidade, como as oferecidas pelo Senai. Estamos proporcionando essa chance por meio de benefícios como oferta de lanches, isenção tarifária para transporte e, principalmente, os cursos gratuitos. Essas ações refletem nosso compromisso com uma atuação digna e humanizada”, destaca.
Os cursos oferecidos pela SMAS são divulgados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nos canais oficiais da Prefeitura. Novas turmas devem ser abertas ao longo do ano, ampliando as oportunidades para mais pessoas que buscam qualificação profissional.