Paraná

Paciente que recebeu rim de Isabelly está próxima de ganhar alta: “Ela salvou minha vida”

Vítima de um tiro na cabeça, a jovem Isabelly Cristine Santos, de 14 anos, se foi, mas deixou a sua marca no mundo. E não só com o carisma, as amizades que fez e o trabalho conhecido por muita gente. O legado da youtuber também é físico: como doadora de órgãos, ela salvou a vida de uma adolescente de 17 anos, que recebeu o rim da garota e passou pelo transplante na última quinta-feira (15).

A cirurgia, realizada no Hospital do Rocio, em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba, foi considerada um sucesso pela equipe médica. Ainda se recuperando, a paciente disse que está muito feliz com o tratamento. “Foi ótimo receber essa notícia. O que eu tenho a dizer é obrigada, a Isabelly fez uma coisa boa para outra pessoa, ela salvou a minha vida”, comentou, em entrevista à Banda B.

Isabelly foi morta no último dia 14. (Foto: Reprodução/Facebook)

A adolescente, que não pode ser identificada por conta de um protocolo que garante o siligo dos pacientes, é moradora do litoral do Paraná. Na metade do ano passado, ela descobriu que apenas 1% dos seus rins estava funcionando e, desde então, começou o tratamento com hemodiálise.

Agora, as sessões, que duravam três horas e eram feitas três vezes por semana, são coisa do passado. O que a jovem pretende, após a recuperação total, é focar no futuro. “Eu estou pensando em cursar Enfermagem para ajudar as pessoas. E, acredito que, quem puder deve sim fazer a doação, para deixar os outros que precisam ainda mais felizes do que eu”, completou.

Além da adolescente, um morador do Ceará recebeu o outro rim da youtuber, enquanto o pâncreas foi doado para uma pessoa de São Paulo. O paciente de Curitiba que teve o fígado transplantado não resistiu ao procedimento.

Seja doador de órgãos!

A atitude da família da Isabelly, em promover a doação de órgãos, é um verdadeiro exemplo de solidariedade e amor ao próximo. Segundo o enfermeiro Antoninho Pereira, coordenador da ala de transplantes do Hospital do Rocio, acompanhar a transformação dos pacientes que passaram por esse processo é uma experiência maravilhosa. “É bastante interessante ver um paciente em uma situação debilitada, que faz hemodiálise ou têm um problema hepático, totalmente diferente após o transplante. Dá para notar a diferença”, afirmou.

Ele ressaltou ainda a importância de conversar com amigos e parentes sobre a vontade de ser um doador. “Do outro lado tem uma família que está sofrendo, mas o processo é assim mesmo. É muito dolorido, no entanto há também a alegria em saber que a pessoa está ajudando outras a terem uma qualidade de vida melhor. Então informe para a sua família que tem interesse em fazer a doação. Esse tipo de conversa facilita na hora triste de tomar essa decisão. A gente que trabalha do outro lado vê a satisfação, a alegria dos pacientes recuperados”, finalizou.

A adolescente que recebeu o rim de Isabelly passa bem e deve receber alta em dois ou três dias.

O caso

A youtuber foi atingida por um tiro na cabeça na madrugada da última quarta-feira (14), enquanto voltava de um evento de carro com parentes. O caso aconteceu na PR-412, em Pontal do Paraná.

Os dois homens apontados como autores do crime estão presos na delegacia de Matinhos. Eles alegam que o disparo foi feito em legítima defesa após uma suposta emboscada. A família da vítima nega essa versão e diz que não houve motivo para que os suspeitos atirassem contra o veículo. A reconstituição da morte da adolescente está marcada para as 7h desta quinta (22).

 

BANDAB

 

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.