
Em 10 de março, a Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), realiza o primeiro de três encontros do I Seminário Local de Educação do Campo. O primeiro evento será no Salão da Igreja Católica do Tietê, das 9h às 16h, e terá como foco a Gestão Participativa da Educação do Campo. O evento, que é aberto também para qualquer pessoa interessada, conta com a parceria da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A inscrição para o dia 10 pode ser realizada em uma das 6 escolas municipais do campo ou dos três CMEIs também da área rural.
O Seminário Local de Educação do Campo no Tietê contará com a fala do professor pós-doutor Maurício Fagundes, da UFPR, sobre Gestão e Educação do Campo. “Nossa proposta foi formar uma grande parceria com os professores da rede pública com o intuito de aprofundar conhecimentos referentes à docência e ligados ao contexto de suas realidades. Uma capacitação capaz de transformá-los em formadores na perspectiva emancipatória, sujeitos de suas formações e da formação dos seus pares”, avalia a professor. Apresentações culturais e trabalho coletivo também estão na programação.
O Seminário é parte de um curso de extensão voltado para profissionais que atuam na Educação do Campo e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em parceria com a UFPR. No total, a formação terá 160 horas, contando as edições do Seminário, ações no período de hora-atividade e pesquisas que ainda ocorrerão. Na Colônia Cristina, o Seminário será em 14 de abril. Já no Guajuvira, o evento ocorre em 16 de junho.
SMCS