Paraná

Passeata contra intolerância religiosa reúne duas mil pessoas no Centro de Curitiba

A terceira passeata contra a intolerância religiosa reuniu manifestantes de diversas religiões, neste domingo (15), na Praça Tiradentes, no Centro de Curitiba, por volta das 14h. Os participantes saíram da praça às 15h e seguiram caminhada até a Praça Eufrásio Corrêa, em frente à Câmara Municipal, onde o evento segue até as 20h com apresentações religiosas. De acordo com os organizadores, o ato contava com cerca de 2 mil pessoas.

Maycon Kopp, presidente do grupo Tambores do Paraná, explica que o objetivo da passeata é mostrar que as religiões podem conviver em paz. “O principal objetivo da passeata é mostrar para o mundo que pode existir paz entre as religões. Existem seres humanos bons e seres humanos ruins, não existe religião ruim, então quem transforma a religião em algo ruim é o próprio ser humano”, disse Kopp que conta ainda que os manifestantes pedem que a lei seja cumprida.

O pai de santo, Nereu Juvenal, afirma que o ato é a oportunidade de unir todas as religiões. “Acho que esse evento é uma oportunidade da gente se unir. O dia não é só para a umbanda, temos aqui chefes de terreno, pastores, padres e isso é importante para mostrar que Deus é um só e a fé leva todo mundo para o mesmo lugar”, disse Juvenal.

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) também estave presente na passeata representado pelo Dr. Rafael que ressalta que todo mundo pode contar com a instituição para defender seu direito à liberdade religiosa. “O MP tem a função de garantir esse direito fundamental de ter a sua religão ou de não ter fé, se for o caso, e de não sofrer agresssões e perseguições por conta disso. Estamos à disposição para promover os atos de investigação e buscar responsabilizar os autores de crimes de ódio”, afirmou Rafael.

As ruas foram bloqueadas a partir do início da caminhada, com liberação do tráfego à medida que os participantes foram passando. Agentes da Superintendência de Trânsito (Setran) estavam no local para auxiliar pedestres e motoristas.

Depois de alguns episódios de incêndios, possivelmente criminosos, em centros religiosos na capital paranaense, um debate sobre a intolerância de crenças se reacendeu em toda a cidade.

Banda B

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.