Com a correria do dia a dia, é comum chegar em casa e perceber que um documento foi perdido na rua. Muitas pessoas passam por isso e não sabem por onde começar a busca. Uma opção é procurar pelas agências dos Correios, em Curitiba, que possui o serviço social“Achados e Perdidos”. Ele funciona em todo o Brasil, mas é centralizado nos estabelecimentos centrais das capitais.
O primeiro passo é entrar no sitewww.correios.com.br. No link, é possível informar qual foi o documento perdido ou roubado e a quem ele pertence. Se constar no sistema, basta anotar os dados da agência e ir até a unidade para resgatá-lo – caso a pessoa resida longe do local, a empresa pode enviá-lo pelos correios.
Uma alternativa é ligar para a Central de Atendimento dos Correios pelos telefones 0800-725-7282 ou 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas). Os documentos ficam a disposição para serem retirados pelo período máximo de 60 dias, contados a partir da data em que deram entrada. Após esse prazo, eles são encaminhados ao órgão responsável pela emissão.
No momento da retirada, a pessoa deve comprovar que é titular do documento e pagar a taxa de R$ 4,75. O serviço de “Achados e Perdidos” está disponível o ano todo, mas, segundo os Correios, as ocorrências aumentam durante as festas populares, como o Carnaval, por exemplo.
BandaB