Araucária

Piscicultores de Araucária contam com apoio da Prefeitura durante todo o ano

A Prefeitura de Araucária realiza um trabalho constante de apoio aos piscicultores do município, colocando à sua disposição tanto o apoio técnico, quanto máquinas e equipamentos visando o incremento da produção de peixes. A Feira do Peixe Vivo, organizada pela Prefeitura, é um importante canal para a comercialização e também para o consumo dos peixes aqui produzidos. Para grande parte dos piscicultores, a criação de peixes, além de fonte de alimentação de sua própria família, é um importante complemento da receita gerada na sua propriedade.

Na região do Campestre, José Masnik cria peixes há 26 anos. Produtor de milho, soja e verduras, ele explica que a criação de tilápia e carpas tem por objetivo o consumo da família e também o complemento da renda da família com a venda durante a Feira do Peixe Vivo. José é um dos produtores que mais participou da feira, que este ano chega à 28ª edição.

Vicente Borkowiski, do Campina das Pedras, é outro produtor rural que comercializa peixes durante a Feira do Peixe Vivo. Ele já participou de 4 edições da feira e conta que na última comercializou 1.500 kg. “Se não tivéssemos o apoio da Prefeitura não teríamos condições de produzir”, resumiu.

Manutenção – Uma escavadeira hidráulica da Prefeitura atende aos produtores que precisam de manutenção nos tanques da piscicultura. O operador e o equipamento são cedidos mediante uma pequena contrapartida em alimentos (milho ou feijão). Trata-se de uma grande ajuda para quem tem dificuldade de arcar com os custos de aluguel do equipamento.

Eduardo Edmundo Trzaskos, da localidade de Lagoa Suja, cria peixes há 17 anos e, no momento, está fazendo uso da escavadeira disponibilizada pela Prefeitura para a limpeza dos tanques de sua propriedade. “É a terceira vez que utilizo o serviço. Se não fosse esse apoio, não teria condições porque o custo é alto”, comentou.
A Prefeitura também conta com um programa que presta apoio ao produtor para intervenções visando a melhoria estrutura interna da propriedade. Dessa forma, vias de acesso, por exemplo, podem ser melhoradas para que o escoamento da produção local não seja comprometido.

O apoio da Prefeitura, mediante repasse, também se dá na hora da aquisição dos alevinos (peixes recém-nascidos). Com o incentivo à compra em grande escala, os piscicultores pagam bem menos pelos alevinos e economizam no transporte dos mesmos já que, em vez de ir ao fornecedor, eles podem retirar a encomenda nas dependências da Secretaria Municipal de Agricultura, que recebe a carga e organiza a entrega aos produtores.

A Feira do Peixe Vivo de 2018 ocorrerá no Parque Cachoeira nos dias 28 e 29 de março.

Data da Publicacão: 02/03/2018
smcs

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.