Araucária

“Pré-natal do parceiro” acompanha o homem visando a promoção da saúde e a paternidade consciente

O envolvimento consciente e ativo do homem no pré-natal e nas ações voltadas ao planejamento reprodutivo, na gestação, parto e puerpério é muito importante para a criação e fortalecimento de vínculos afetivos saudáveis entre os pais e filhos. Pensando nisso, a rede de saúde de Araucária oferece a estratégia do “pré-natal do parceiro”, que aproveita a presença do homem nas consultas relacionadas à gestação para ofertar exames de rotina e testes rápidos, convidando-o a participar das atividades educativas e ao exercício da paternidade consciente.

Muitas doenças e sofrimento poderiam ser evitados se os homens procurassem os serviços de saúde com mais regularidade pela porta de entrada prioritária do SUS: a Atenção Básica. “Os homens geralmente procuram uma unidade básica quando o problema de saúde já está instalado e evoluindo de maneira insatisfatória. Vimos no pré-natal do parceiro uma maneira de acessar esse público, buscando a integralidade nos cuidados à está população.” orientou a diretora de Atenção Básica, Regina Mendonça de Carvalho.

Os serviços de atendimento o homem ocorrem em diversas estruturas da saúde municipal. No Centro de Saúde da Mulher e do Idoso (CSMI), por exemplo, o futuro pai participa de ações orientadas à prevenção, promoção, ao autocuidado e à adoção de estilos de vida mais saudáveis ao acompanhar a gestante de pré-natal de risco.

“Desde o momento em que recebemos uma gestante de risco explicamos os benefícios da participação do pai ou parceiro em todas as etapas da gestação; desde às consultas até o pós-parto, realizando um envolvimento consciente e ativo. Com isso, notamos que o número de pais ou parceiros que fazem o acompanhamento pré-natal vêm aumentando consideravelmente e aproveitamos o momento para fornecer as orientações necessárias”, explicou a enfermeira Karina Ueko Isobe, coordenadora do CSMI. No momento o Centro de Saúde da Mulher está acompanhando a 200 gestantes de risco.

Quando a gravidez não é considerada de risco, o pré-natal é realizado na unidade básica de saúde mais próxima. Nesse caso, o homem também pode ser convidado e encaminhado para exames de rotina, testes rápidos e outras ações necessárias.

Direitos – Os pais contam com direitos como a licença paternidade de cinco dias, o registro civil de nascimento gratuito e a Lei do Acompanhante (n° 11.108/2005), que permite à gestante o direito à presença de acompanhante durante o trabalho de parto.

Prefeitura de Araucária 

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.