Com a missão de valorizar a vida, promover a cultura da paz e orientar crianças a ficarem longe das drogas e da violência, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) celebrou 24 anos de atuação em Araucária. Desde sua implementação no município, cerca de 50 mil alunos de escolas públicas e particulares já participaram da iniciativa, coordenada pelo Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED).
Nesta semana, o programa comemorou mais uma formatura: 364 alunos de oito escolas municipais e um colégio particular se reuniram na última segunda-feira (25), na 9ª Igreja do Evangelho Quadrangular, para celebrar o encerramento do curso. O evento contou com apresentações especiais do Palhaço Azedo, do Palhaço Ziza e do mascote do PROERD, o leão DAREN, e foi conduzido pelo 2º Sargento Maurício Lopatiuk.
As atividades do PROERD são voltadas para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental e ministradas por policiais militares capacitados. Em Araucária, essa responsabilidade está atualmente sob os cuidados do 2º Sargento Elizeu Gomes Terra. O curso é composto por dez aulas que abordam temas como os riscos do uso de drogas, estratégias para tomar decisões assertivas, combate ao bullying e formas de resistir a más influências. As crianças também aprendem a buscar apoio de pais, professores e outros adultos em situações desafiadoras.
A SMED contribui com materiais essenciais, como o livro didático “Caindo na Real”, certificado de conclusão e camisetas para a cerimônia de formatura. Anualmente, cerca de 2 mil estudantes participam do programa no município.
História do PROERD
O PROERD foi criado nos Estados Unidos em 1983, com o nome Drug Abuse Resistance Education (DARE). A iniciativa chegou ao Brasil em 1992, no Rio de Janeiro, e hoje está presente em todo o território nacional, adaptando sua metodologia para as realidades locais.
Em Araucária, o programa tem sido um pilar no trabalho preventivo junto aos jovens, contribuindo para a construção de uma comunidade mais segura e consciente.