Educação

PROERD forma 50 mil alunos em Araucária e celebra mais uma turma de formandos

Programa que promove cultura da paz e prevenção às drogas e violência completa 24 anos no município; 364 estudantes participaram da formatura desta semana

Com a missão de valorizar a vida, promover a cultura da paz e orientar crianças a ficarem longe das drogas e da violência, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) celebrou 24 anos de atuação em Araucária. Desde sua implementação no município, cerca de 50 mil alunos de escolas públicas e particulares já participaram da iniciativa, coordenada pelo Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED).

Nesta semana, o programa comemorou mais uma formatura: 364 alunos de oito escolas municipais e um colégio particular se reuniram na última segunda-feira (25), na 9ª Igreja do Evangelho Quadrangular, para celebrar o encerramento do curso. O evento contou com apresentações especiais do Palhaço Azedo, do Palhaço Ziza e do mascote do PROERD, o leão DAREN, e foi conduzido pelo 2º Sargento Maurício Lopatiuk.

As atividades do PROERD são voltadas para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental e ministradas por policiais militares capacitados. Em Araucária, essa responsabilidade está atualmente sob os cuidados do 2º Sargento Elizeu Gomes Terra. O curso é composto por dez aulas que abordam temas como os riscos do uso de drogas, estratégias para tomar decisões assertivas, combate ao bullying e formas de resistir a más influências. As crianças também aprendem a buscar apoio de pais, professores e outros adultos em situações desafiadoras.

A SMED contribui com materiais essenciais, como o livro didático “Caindo na Real”, certificado de conclusão e camisetas para a cerimônia de formatura. Anualmente, cerca de 2 mil estudantes participam do programa no município.

História do PROERD
O PROERD foi criado nos Estados Unidos em 1983, com o nome Drug Abuse Resistance Education (DARE). A iniciativa chegou ao Brasil em 1992, no Rio de Janeiro, e hoje está presente em todo o território nacional, adaptando sua metodologia para as realidades locais.

Em Araucária, o programa tem sido um pilar no trabalho preventivo junto aos jovens, contribuindo para a construção de uma comunidade mais segura e consciente.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Felipe Reis

Jornalista pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tenho interesse em temáticas relacionadas à Politicas Públicas, Cultura, Diversidade e Inclusão, Educomunicação e Meio Ambiente voltadas a multimidialidade. Atuo com a produção de noticias, entrevistas, notas e cobertura de eventos para os diversos meios de comunicação.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.