Paraná

Projeto quer proibir cobrança de estacionamento nas universidades de Curitiba

Começou a tramitar na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), nesta quinta-feira (14), projeto de lei que pode proibir a cobrança de estacionamento nas faculdades e universidades da capital durante os períodos de aula. De iniciativa do vereador Professor Euler (PSD), a proposição tem como base artigo do Código de Defesa do Consumidor e quer declarar a cobrança de estacionamento a alunos e funcionários como abusiva.

Em entrevista o Professor Euler explicou que a gratuidade do estacionamento atingiria todas as instituições. “Algumas pessoas, em especial ex-alunos meus, falaram comigo em relação a isso. Em relação aos estudantes, partimos da ideia de que a composição da planilha da mensalidade já leva em conta o estacionamento, mas que essa taxa passou a ser extra. Então é uma duplicidade da cobrança, mesmo que tenha a terceirizada”, afirmou.

Sobre os funcionários, Euler admitiu não conhecer nenhum caso de cobrança em Curitiba, mas que optou por incluí-los no projeto de forma preventiva a uma futura cobrança.

Questionado sobre a não obrigatoriedade de utilização do estacionamento, o vereador afirmou que algumas pessoas chegam a passar horas dentro das universidades e que a educação é uma concessão pública. “A Constituição diz que a educação é função do estado e da família, mas o estado nem sempre dá conta para oferecer a todos. O estado então faz concessões a particulares, o que significa que fica sujeita a normas do estado. Podem questionar a não interferência e a livre iniciativa, mas concessões do estado são ditadas pelo estado. Então a faculdade tem de provar que teve custos a mais para eventualmente aumentar uma mensalidade ou cobrar uma taxa de estacionamento”, concluiu.

O projeto agora segue para discussão nas comissões da Câmara para eventualmente ser votado em plenário.

 

Banda B

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.