Redação

PSICOLOGIA NO AR: Você sabe o que significa empatia?

”Ser empático é ver o mundo com os olhos do outro e não ver o nosso mundo reflectido nos olhos dele”.

Carl Rogers

Umas das habilidades mais bonitas e que nos traz esperança que o ser humano é capaz de sentir é o dom da empatia. A empatia é nossa capacidade psicológica de nos colocar no lugar de outra pessoa frente a alguma situação, sentir sua dor, entender seu sentimento de forma racional.

Ser empático significa uma melhor compreensão do mundo do outro, assim podemos entender melhor seu comportamento e a forma como o outro toma decisões. È saber ouvir, compreender os seus problemas e suas emoções.

Esta habilidade está intimamente ligada ao amor altruísta, que tem como significado a dedicação ao outro, a solidariedade. Sendo assim, a empatia nos faz querer ajudar outros indivíduos, gerando a melhora da população em geral.

Simpatia e empatia são comportamentos diferentes, o primeiro seria vontade de estar na presença de outra pessoa e trata-la bem, já a empatia tem mais profundidade, envolve preocupação com o mundo do outro, procurando conhece-lo mais profundamente para qualquer conclusão.

Alguns autores afirmam que podemos considerar a empatia como uma pílula da paz, como KRZNARIC, no livro “O poder da empatia –A arte de se colocar no lugar do outro para transformar o mundo.” O desenvolvimento da empatia é de extrema importância para a solução de problemas mundiais, como por exemplo, a fome, intolerância religiosa, intolerância sexual, violência, abuso dos direitos humanos, dentre inúmeros outros.

A cada dia que praticamos a empatia nos sentimos mais completos e em paz, ajudar o próximo faz bem para você também. Se cada um de nós procurarmos de alguma forma conhecer um pouco mais sobre as pessoas que julgamos e apontamos, procurando entender sua história e suas ações, podemos evoluir como seres humanos, e muitas vezes nos surpreendemos e sentimos compaixão com essas histórias.
Por Andressa Kasecker – Araucária no Ar

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.