Paraná

Quatro cidades do Paraná batem recorde de calor, mas clima muda a partir desta quinta-feira (26)

Para quatro cidades parananenses, 25 de agosto foi o dia mais quente de 2021. As temperaturas foram verificadas em quase todo o território paranaense. A exceção ficou por conta do Litoral e dos extremos do Oeste e Sudoeste do Estado, onde houve maior presença de nebulosidade.

As cidades recordistas foram Cornélio Procópio (35,1°C), Santo Antônio da Platina (34.7°C), Londrina (35°C) e Paranavaí (37,4°C) – as duas últimas com recordes registrados não apenas no ano, mas desde 1997, para o mês de agosto. Das estações meteorológicas monitoradas pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), 11 registraram temperaturas acima dos 35ºC e outras 21 ficaram entre 30ºC e 35ºC.

O veranico, no entanto, está com as horas contadas pois uma nova frente fria está evoluindo para o Sul do país, mudando o panorama a partir desta quinta-feira (26). Com o tempo mais instável, a previsão é que as temperaturas diminuam bastante, especialmente a partir da metade Sul do Estado.

Assim, agosto se encerra com mais cara de inverno. “O mês vai terminar com temperaturas mais condizentes com a época do ano. O inverno ainda se mostra presente, com declínio das temperaturas até o fim do mês”, explica Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar.

Ele também aponta para um retorno de chuvas em todo o Estado pelos próximos quatro dias, inclusive com previsão de temporais, raios e ventos. “Teremos chuvas até mesmo no setor Norte, que está passando por uma grave estiagem há mais de um mês, com muitos municípios sem chuvas significativas. A tendência é que teremos chuvas nos próximos dias também nessas regiões mais próximas às divisas com São Paulo e Mato Grosso do Sul”, complementa Jacóbsen.

Previsão de hoje em Araucária

Redação com AEN

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.