Preocupada em formar bons cidadãos no trânsito, a Prefeitura de Araucária, por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, deu prioridade para atividades com as crianças na Semana do Trânsito 2015. Grande parte das atividades envolveram escolas; estas trabalharam temas pertinentes ao longo de semanas com seus alunos. Embora as ações ganhem evidência na Semana do Trânsito, as ações educativas são realizadas pela Coordenadoria durante todo o ano e com públicos diversos.
O encerramento da Semana 2015 ocorreu na tarde da última sexta-feira (25) quando os responsáveis pelo evento fizeram uma avaliação positiva do que ocorreu ao longo dos últimos dias. O tema da Semana de Trânsito 2015 “Seja você a mudança no trânsito” convida a todos para refletir sobre suas responsabilidades na busca por um trânsito melhor e que valorize a vida.
“Todos fazem parte do trânsito, seja como pedestre, motorista, ciclista. A educação no trânsito é parte fundamental para a segurança de todos os envolvidos. O trabalho que é desenvolvido pelo Departamento, com ênfase ainda maior na Semana Nacional de Trânsito, busca exatamente isso: educar para melhorar a condição de trânsito para todos”, disse Emílio Batista Júnior, um dos responsáveis pela Coordenadoria de Trânsito. O secretário de Urbanismo Elias Kasecker Junior e o instrutor Ivan Márcio Fonseca Filho também ressaltaram a importância da Semana durante a solenidade de encerramento.
Diversificada
As atividades da Semana incluíram um curso de Reeducação no Trânsito, um Encontro de Motociclistas de Araucária e região, blitz educativas com a participação de alunos dos colégios Metropolitana e COC de Araucária e apresentações de teatro de fantoches realizada por alunos do Sesi/Senai para as crianças do CMEI São Francisco de Assis (CSU) e Escola Municipal Ceci Cantador.
A equipe de Trânsito montou uma tenda nos Terminais Angélica e Central onde apresentaram vídeos e material de divulgação aos usuários do transporte público. Servidores da Prefeitura e da Câmara Municipal participaram de palestras sobre normas de segurança no trânsito no Anfiteatro da Prefeitura e alunos da Escola Municipal Sebastião Tavares (Planalto) participaram de um passeio orientado na região da unidade escolar sobre sinalização no trânsito.
SMCS