Meio ambiente

Usina de açúcar recebe multa de R$ 18 milhões por mortandade de peixes em São Paulo

Estadão

A Usina São José S/A Açúcar e Álcool foi multada em R$ 18 milhões pelo derramamento de resíduos da cana-de-açúcar com alta carga orgânica, que teria provocado a morte de mais de 235 mil espécimes de peixes, concluiu a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), em laudo publicado na sexta-feira, 19. Por nota, a companhia afirmou que identificou a relação direta entre o extravasamento de substância poluente pela usina em dois episódios de mortandade, e que o valor da multa considera o agravante de omissão sobre “o extravasamento de substância poluidora, o alto volume de peixes mortos e atingimento de área de proteção ambiental”.

Segundo a Cetesb, o primeiro evento ocorreu no dia 7, quando mel de cana-de-açúcar foi arrastado para o Ribeirão Tijuco Preto. Este mel foi encontrado cristalizado em uma das vistorias na Usina São José, disse. “O PH do ribeirão, entre 7 e 8 de Julho, ficou ácido (passando de 7,4pH para 5,4pH), comportamento característico de quando há presença de resíduos de açúcar em água. Essa alta carga orgânica foi levada para o Rio Piracicaba, reduzindo o nível de oxigenação da água, chegando a zero, e inviabilizando a vida aquática”, afirmou em nota.

A carga orgânica foi arrastada pelo curso do rio até a Área de Proteção Ambiental (APA) Tanquã, onde se acumulou e causou um novo evento de mortandade no dia 15.

Nosso Dia

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.