Três Adolescentros de Araucária estão com vagas disponíveis para participar de atividades 2x na semana. São 160 vagas no total, distribuídas entre os Adolescentros Esperança, Menina e Costeira. Os pais interessados em inscrever os filhos devem procurar ou o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Centro ou o CRAS Costeira para informações e encaminhamento. Podem participar jovens com idade entre 12 e 17 anos que se encontrem em situação de vulnerabilidade social.
Os Adolescentros são serviços de convivência que estimulam o fortalecimento de vínculos nos territórios. Proporcionam trocas culturais e de vivência, desenvolvimento de sentimento de pertença à comunidade onde vivem, incentivam a socialização e convivência, colaborando para o desenvolvimento da autonomia dos usuários.
Nesses locais são desenvolvidos dois tipos de oficinas: socioeducativas e de apoio. As oficinas de apoio são “chamarizes” para as oficinas socioeducativas, finalidade principal do serviço e que contribuem para o exercício da cidadania. Para despertar o interesse dos jovens aos Adolescentros, há previsões para que aconteçam oficinas como hip hop, grafite, teatro, MC, DJ e Breaking.
Araucária possui cinco Adolescentros, com capacidade máxima de 600 atendimentos na cidade. Além dos locais já citados, a região do Industrial e do Tupy também ofertam este tipo de atendimento. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Assistência Social pelo telefone 3614-1408.
Endereços:
CRAS Costeira: Rua Maranhão, 2139. Costeira.
CRAS Centro: Av. Brasil, 379. Centro.
Adolescentro Costeira: Rua das Camélias, 317. Campina da Barra.
Adolescentro Menina: Rua Francisco Drewniak, 24. Costeira.
Adolescentro Esperança: Rua Miguel Soares Moreira, 113. Jardim Esperança.
Foto: Carlos Poly/SMCS.