Araucária

Oleoduto que abastece Petrobras de Araucária é rompido em SC

Criminosos romperam na última segunda-feira um oleoduto que leva petróleo à Repar, refinaria da Petrobras em Araucária, na região metropolitana de Curitiba.

Segundo a Transpetro, subsidiária que cuida do transporte de combustíveis, o furto foi descoberto na zona rural de Itapoá (SC), nas proximidades do Terminal de São Francisco do Sul (SC), onde o petróleo é desembarcado.

Os ladrões, segundo o Sindipetro-PR/SC (Sindicato dos Petroleiros do Paraná e Santa Catarina), furaram o duto, mas a alta pressão os assustou e eles fugiram do local, deixando o petróleo jorrando.

Até ontem, já haviam sido recolhidos em caminhões- -tanque cerca de 30 mil litros do produto derramado, de acordo com o sindicato.

A Transpetro diz que o vazamento foi contido na mesma manhã, mas no fim da tarde de ontem informava que o duto ainda estava sendo reparado.

O Sindipetro teme que falte petróleo na Repar. A refinaria estaria com os estoques abaixo do recomendado e correria o risco de suspender o refino de combustíveis se não voltasse a receber petróleo até hoje.

“Um grave erro de programação de gestão da refinaria, associado com o mau tempo que vem prejudicando a atracagem de navios no Terminal de São Francisco, deixou a carga de produção em nível muito baixo. O problema pode ser agravado com a perfuração do oleoduto, que interrompeu o bombeamento”, diz o sindicato em nota.

Procurada, a Petrobras se limitou a informar que a Repar opera normalmente.

 

Metro Curitiba

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.