Por Aécio Novitski
Uma equipe composta por cinco alunas do Colégio Metropolitana, de Araucária, foi classificada e ficou em 3ª Lugar na Feira de Ciências Júnior PUC-PR. O projeto apresentado pelas alunas utiliza recursos tecnológicos para auxiliar no aprendizado do público autista e facilitar sua rotina. O robô, batizado de austismobô chamou a atenção dos jurados técnicos, os quais salientaram que o protótipo pode sim poder ser comercializado no futuro.
Segundo a Diretora do colégio, Marcia Katuragi, o prêmio tende a somar no projeto de robótica que o Colégio Metropolitana desenvolve: ”Começamos com o projeto neste ano, e já fomos classificados e ganhamos o prêmio de terceiro lugar, ficamos na frente de muitos colégios de renome no Estado do Paraná, para nós é como se estivéssemos ganho o primeiro lugar, estamos muito felizes”, comenta Márcia. Aumentando o interesse e a criatividade dos alunos e integrando diversas disciplinas, a robótica educacional, ou robótica pedagógica, tem despertado a atenção de professores e alunos. Nesse tipo de atividade, o aluno vivencia na prática através da construção de maquetes e robôs controlados por computador, conceitos estudados em sala de
aula. Trata-se de uma atividade lúdica e desafiadora, que une aprendizado e prática. Além disso, valoriza o trabalho em grupo, a cooperação, planejamento, pesquisa, tomada de decisões, definição de ações, promove o diálogo e o respeito a diferentes opiniões.
A Feira de Ciências Júnior da PUCPR é um evento de exposição de ideias criativas para jovens estudantes. Podem participar estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico da Cidade de Curitiba e Região Metropolitana. Este ano o tema foi: “Quais Tecnologias Inovativas estão inspirando nossos jovens?” Jovens curiosos e inquietos que podem inovar e transformar o mundo.
Quer saber mais sobre os projetos do Colégio Metropolitana?
Entre em contato: