Paraná

Ao ir às compras tenha cuidado em locais de grande movimento

Guardas municipais e policiais militares têm reforçado a segurança pública nos arredores de grandes centros comerciais por toda a cidade, nesse período natalino. Mas alguns cuidados na hora das compras e dos passeios devem ser redobrados para evitar a ação de criminosos, alerta a Secretaria Municipal da Defesa Social.

“Ao caminhar por locais com grande circulação de pessoas, é recomendado ter mais atenção ao que acontece ao redor, evitar manusear celular e preferir carregar bolsa ou mochila a frente do corpo”, orienta o secretário da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.

“Fazer compras e deixar o carro cheio de sacolas ou pacotes é um atrativo para furto”, acrescenta ele. Por isso, o ideal é não largar compras no carro ou, se for inevitável durante uma parada rápida, guardar os embrulhos no porta-malas, onde não chama a atenção.

O secretário considera importante que as pessoas acionem os agentes da Guarda Municipal em caso de qualquer dúvida ou necessidade. “Os profissionais estão em pontos estratégicos para auxiliar a população”, destaca. Além das rondas a pé e com motos, os guardas municipais estão em módulos móveis na Rua XV de Novembro, na Praça Tiradentes e no Largo da Ordem, 24 horas por dia.

Em uma eventual abordagem criminosa, a orientação é não reagir. “A vítima pode achar que pode ganhar numa luta corporal ou duvidar se uma arma é de verdade ou brinquedo. Nesses momentos, é preciso lembrar que o bem mais valioso é a vida”, destaca Rangel. Numa emergência, o cidadão deve acionar um dos números de pronta-resposta para o deslocamento da equipe mais próxima, que poderá fazer rondas e abordagens a suspeitos: 153 (Guarda Municipal) ou 190 (Polícia Militar).

Dicas de segurança da Defesa Social:

Evitar manusear o celular quando estiver na rua.
Cuidar com bolsas e mochilas, preferindo carregá-la à frente do corpo.
Evitar circular com grande quantidade de dinheiro.
Não utilizar fones de ouvido enquanto estiver andando na rua.
Redobrar a atenção para a presença de pessoas suspeitas na hora de digitar senha de cartões de pagamento, na agência bancária ou em lojas.
Não deixar nos bancos do carro sacolas de compras, computador, bolsa ou pertences que possam chamar a atenção.
Não ostentar joias.
Em caso de emergência, acione os telefones 153 (Guarda Municipal) ou 190 (Polícia Militar).

 

 

Bem Paraná- 11/12/2018

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.