Vinte e seis escolas participaram na manhã desta segunda-feira (13) da cerimônia de abertura dos Jogos Escolares do Paraná, fase municipal. Araucária é a cidade da região metropolitana de Curitiba com mais colégios participantes.
O evento contou com a presença do jogador de vôlei e campeão olímpico, Marcelo Negrão, o secretário de esporte e lazer, Olizandro Júnior, o secretário de governo, Ronaldo Assis, outros secretários, diretores gerais, funcionários da SMEL, além dos alunos, técnicos, professores e diretores das instituições participantes.
Após a apresentação das equipes de ginástica rítmica do município e do desfile dos colégios participantes, Olizandro Junior enalteceu os competidores. “Parabenizo a cada um de vocês que competirão, parabenizo aos professores que valorizam e apoiam seus alunos à praticar esportes. Agradeço o empenho da equipe da secretaria para que tudo aconteça da melhor maneira. Desejo que a busca de vocês para ser campeões no esporte vá além e, que vocês consigam ser campeões na vida”.
Marcelo Negrão destacou esta oportunidade para quem pretende ser atleta profissional, “comecei a minha carreira em jogos escolares. Um técnico me viu jogar e me convidou para fazer parte de um time, em pouco tempo estava jogando pelo Estado e consegui chegar a seleção brasileira e ser eleito o melhor jogador de vôlei do mundo em 1992. Por isso, aproveitem essa chance, pode render bons resultados. São poucas as cidades que oferecem essa oportunidade aos jovens, aproveito e parabenizo ao prefeito Olizandro Ferreira, ao secretário de esportes, Olizandro Junior, pela iniciativa e participação nos Jogos Escolares. Desejo boa sorte a todos os competidores”, finalizou.
A secretária de educação, Janete Schiontek, e o secretário de governo, Ronaldo Assis, também parabenizaram as escolas e a Secretaria de Esportes pela iniciativa.
No encerramento da abertura o karateca Wesley Camargo acendeu a pira olímpica que marca o início da competição e o atleta Kevin Patrick fez a leitura do juramento.
Entre escolas municipais, estaduais e particulares, 1250 jovens participam da competição que é dividida em nove modalidades: atletismo, basquete, capoeira, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. A instituição de ensino campeã de cada modalidade, classe A (para nascidos entre 1998 e 2000), e classe B (nascidos entre 2001 e 2003) terá vaga garantida na fase regional, com exceção da capoeira que não é disputada nas fases seguintes dos Jogos Escolares.
As disputas dos jogos escolares começam na tarde de hoje com as modalidades de atletismo e capoeira.
Foto Carlos Poly / Informações SMCS