Por Aécio Novitski / Da Redação
Uma manhã típica e normal nos terminais e ônibus de Araucária. Nossa redação acompanhou desde a madruga as movimentações nos terminais Central e Angélica e ambos não registraram nenhum confusão por parte de manifestantes. No terminal central, desde a madrugada, vários Guardas Municipais realizaram a segurança dos usuários, viaturas da Polícia Militar também, periodicamente patrulhavam a área, depois do anúncio de uma manifestação, que não aconteceu.
Dois organizadores de um movimento contra a desintegração do transporte público estiveram presentes no terminal e declararam a redação do Araucária no Ar, que hoje não há motivos para protestar por falta de ônibus ou pelo cartão bloqueado, já que os usuários estavam sendo liberados por baixo das catracas. Mas segundo eles, a luta continua, “Queremos a integração novamente, é um absurdo pagarmos tão caro e não termos as linhas de ônibus necessárias”, conta um dos organizadores.
A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) informa que nesta quarta-feira (15) começará a funcionar uma nova linha de ônibus metropolitana, que ligará Araucária ao Terminal CIC, em Curitiba. O usuário que embarcar nesta linha, a Araucária-CIC, pagará apenas uma passagem, no valor de R$ 3,30. Ao desembarcar dentro do Terminal CIC poderá fazer a integração com as demais linhas do terminal, sem a necessidade de pagar uma nova tarifa.
Para utilizar este ônibus o usuário poderá apenas pagar com vale transporte de papel ou em dinheiro. “Criamos esta linha para que o usuário da região Norte de Araucária tenha a possibilidade de pagar apenas uma passagem para vir até Curitiba”, diz Omar Akel, diretor-presidente da Comec, ao explicar que esta medida também visa descongestionar os terminais de Araucária.
TRAJETO – Araucária-CIC será uma linha paradora (vai parar em todos os pontos da via) e passará por uma região populosa do município.
O ponto inicial será na Câmara Municipal de Araucária. Depois o ônibus passará pelos pontos de ônibus das ruas Roque Saad, Avenida das Nações, Gralha Azul, Avestruz, Amaca, Saracura, Dr. Valério Sobania e Avenida das Araucárias. Terá ponto também ao lado do Terminal Angélica e seguirá para o Terminal CIC. O usuário vai desembarcar dentro do Terminal CIC onde poderá fazer integração com as demais linhas.