O Comitê dos Jogos Olímpicos Rio 2016 anunciou na manhã desta quarta-feira (24) o roteiro que a tocha olímpica fará pelo Brasil a partir de 03 de maio. Araucária está entre as 329 cidades brasileiras selecionadas para participar deste momento que, além de divulgar as culturas e as belezas de cada região país, servirá como aquecimento para os jogos que começam em 05 de agosto. De acordo com o cronograma apresentado, a tocha passará pela cidade símbolo do Paraná na manhã do dia 15 de julho. Esta é a primeira vez que os Jogos Olímpicos ocorrem na América do Sul.
Em Araucária, serão quase 7 quilômetros de percurso que se inicia na região do CSU e termina no Parque Cachoeira. Serão 33 pessoas a carregar a chama olímpica pelas ruas da cidade; algumas delas moradoras da cidade. Após pernoitar em Curitiba no dia 14 de julho, a tocha seguirá para Fazenda Rio Grande, passa por Araucária, Campo Largo, Parque Estadual de Vila Velha e chega a Ponta Grossa, onde passará a noite. Há alguns meses, reuniões de planejamento reúnem representantes das esferas municipal, estadual e federal para definir detalhes do evento na cidade.
Com a escolha do município, Araucária passa a fazer parte de maneira ativa da grande festa do esporte mundial. Tradicionalmente, a tocha é acesa em cerimônia na cidade de Olímpia, na Grécia, e segue até a cidade-sede dos jogos. No Brasil, a chama olímpica chegará no dia 03 maio a Brasília e inicia sua jornada por todos os estados e distrito federal.
Segundo a organização dos jogos, serão 20 mil km percorridos por rodovias e mais 10 mil km pelo ar. Estão incluídos no percurso locais internacionalmente conhecidos, como o arquipélago de Fernando de Noronha, a Chapada Diamantina, Lençóis Maranhenses e as Cataratas do Iguaçu. Atletas renomados como a tenista Maria Esther Bueno, os nadadores Gustavo Borges e Clodoaldo Silva, a ginasta Laís Souza e a jogadora de vôlei Fabiana são alguns dos nomes já confirmados para participar do revezamento em algum canto do país.