Mundo

As eleições nos EUA podem afetar a economia brasileira: entenda os possíveis impactos

Valor do dólar, investimentos em energia sustentável e tarifas de importação estão entre as áreas de impacto para o Brasil

O desfecho das eleições presidenciais de 2024 nos Estados Unidos, com a disputa entre Kamala Harris (Democrata) e Donald Trump (Republicano), será conhecido nesta terça-feira (5), e os resultados prometem influenciar economias ao redor do mundo, inclusive a do Brasil. Como o segundo maior parceiro comercial do país, os EUA movimentaram, apenas em 2023, US$ 75 bilhões em trocas de bens e serviços com o Brasil, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Com a vitória de Trump, os especialistas preveem uma possível mudança nas relações comerciais, uma vez que o ex-presidente tem defendido tarifas mais altas sobre os estrangeiros, o que pode impactar a exportação de produtos brasileiros, como petróleo, ferro, aço, café e celulose , que são os principais itens comprados pelos EUA. Além disso, o resultado pode influenciar o valor do dólar e dos investimentos em setores como energia sustentável, áreas de grande relevância para a economia brasileira.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Felipe Reis

Jornalista pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tenho interesse em temáticas relacionadas à Politicas Públicas, Cultura, Diversidade e Inclusão, Educomunicação e Meio Ambiente voltadas a multimidialidade. Atuo com a produção de noticias, entrevistas, notas e cobertura de eventos para os diversos meios de comunicação.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.