Paraná

Calor volta a Curitiba, mas noites continuam com temperaturas mais baixas. Veja a previsão

Para tristeza dos curitibanos de raiz, o  `friozinho` de verão vai aos poucos se despedindo de Curitiba. Nesta quinta (7), a temperatura máxima chegou aos 26,7 graus, segundo o Instituto Simepar. As boas (ou más) notícias é que pelo menos nos próximos dias, as temperaturas mínimas vão continuar mais baixas, garantindo noites mais amenas, e que por enquanto não há previsão de máximas na casa dos 30 graus.

Para a sexta (8), a previsão em Curitiba é de chuvas ocasionais com 15 graus de temperatura mínima e 28 de máxima. No sábado (9), as temperaturas vão variar entre 17 e 28 graus e tempo nublado com aparições ocasionais do sol No domingo (10), não deve chover também, mas a temperatura bate novamente os 28 graus.

Segundo a Accuweather, que faz previsões a longo prazo, as temperaturas mais altas seguem até terça (12), quando a previsão é de 16 a 25 graus. Na quarta (13), uma nova onda de frio chega à Capital paranaense derrubando as temperaturas para 15 graus (mínima) e 21 ( máxima). Essa onda deve seguir até o domingo (17) pelo menos.

Os curitibanos sentiram na pele o calor durante o mês de janeiro. O Instituto Simnepar resolveu quantificar esse calorão, analisando dados dos meses de janeiro de toda a série histórica da estação de Curitiba,  no período de 1998 – 2019.

De 1998 a 2013, foram poucos os anos em que houve muitas horas com valores acima dos 30 °C. A média de horas iguais ou superiores a 30 °C no período foi de 14,6 h, com 4 anos acima de 24 h. Em compensação entre o período de 2014 a 2019, dos 6 anos, 4 tiveram mais de 24 h de muito calor, destacando-se os anos de 2014 (74 h), 2015 (81 h) e finalizando com 2019 (86 h). Sim, janeiro teve 86 horas com temperaturas acima de 30 graus, o recorde absoluto.

Além disso,  de acordo com o Simepar, os três anos com maior número de horas acima de 30 °C também foram os que registraram as temperaturas máximas médias mais altas e novamente o mês de janeiro de 2019 apresentou a maior média mensal 30,4 °C.

 

 

Bem Paraná

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.