
O diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo aumento do açúcar no sangue devido à falta ou má absorção de insulina. De acordo com a Secretaria de Saúde (SMSA), em Araucária são cerca de 8 mil diabéticos cadastrados na rede municipal que fazem algum tipo de acompanhamento.
No município os diabéticos contam com uma ampla rede de apoio. As Unidades de Saúde oferecem desde o serviço de diagnóstico, por meio de consulta com médico ou enfermeiro para solicitação de exames, até o acompanhamento da patologia e grupos para educação em saúde com orientações para diabetes.
Além disso, o fornecimento de medicações, insulina, fitas e aparelho para aferição da glicose, seringas para aplicação de insulina, entre outros. A rede oferece ainda: avaliação do pé diabético para prevenção de feridas nos pés ou amputação causada pela doença, pela perda da sensibilidade.
O Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar o mundo sobre o reflexo da doença na saúde e mortalidade da população.
Os sintomas de diabetes costumam aparecer em diferentes momentos da vida, dependendo do tipo. Por exemplo, o diabetes tipo 1 pode se manifestar em qualquer idade, mas é mais comum ser diagnosticado em crianças, adolescentes ou adultos jovens. Já o diabetes tipo 2 é mais comum em adultos acima de 45 anos, com sobrepeso ou obesidade, mas também pode ocorrer com qualquer pessoa em qualquer idade. O diabetes gestacional, como o próprio nome sugere, se manifesta durante a gravidez.
Veja os principais sintomas de diabetes:
- Vontade frequente de urinar,
- Fome excessiva,
- Excesso de sede,
- Mudanças de humor,
- Náuseas e vômito,
- Alteração visual (Visão embaçada),
- Formigamento nos pés,
- Dores nas pernas por falta de circulação,
- Ferimento de difícil cicatrização.
Para prevenção e controle do diabetes é fundamental manter os cuidados com a alimentação, planejamento da dieta e redução do consumo de alimentos açucarados e carboidratos simples. Mudanças de hábitos como a prática de exercícios físicos, que ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue controlado também são importantes.
Procure a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa para o diagnóstico do diabetes. Estima-se que quase metade dos brasileiros que têm diabetes não sabe que é portador da doença, de acordo com o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR).
SCMS Araucária