Paraná

Chuva de granizo atinge Grande Curitiba e deixa 40 mil casas sem energia elétrica

Uma forte chuva com queda de granizo atingiu vários bairros de Curitiba e algumas cidades da Região Metropolitana, no início da noite desta quarta-feira (18), provocando diversos estragos. De acordo com informações da Copel, 40 mil casas ficaram sem energia em Curitiba, principalmente em Santa Felicidade e bairros da região Sul, como o Tatuquara, Caximba e Pinheirinho.

Segundo o Instituto Meteorológico Simepar (Simepar), foram 21,6 mm de água em apenas 15 minutos, com rajadas de vento perto dos 65,0 km/h. A chuva provocou pontos de alagamento em bairros como Fazendinha, Boa Vista, Água Verde, Boqueirão, Cristo Rei, Parolin e Mercês.

O meteorologista Samuel Braun, do Simepar, conta que também houve registro de granizo em Guarapuava, União da Vitória e Irati. “Seguimos monitorando várias áreas e linhas de instabilidade que avançam pela região central e Metropolitana de Curitiba. Em vários pontos as precipitações são fortes, com grande incidência de descargas atmosféricas”, disse Braun.

Estragos

A unidade do supermercado Condor no bairro Bigorrilho foi afetada com a queda de uma parte da estrutura de gesso em cima dos caixas, que acabou cedendo por conta da chuva. A situação já está sob controle e o mercado segue funcionando normalmente. Não houve vítimas.

Com a força dos ventos, uma churrascaria que fica na Estrada da Ribeira, em Colombo, ficou parcialmente destruída. O proprietário Valdir Back conta que o telhado da parte do segundo salão do imóvel se desprendeu e veio a baixo, junto com parte do forro. “Foi questão de 5 minutos. Uma situação desesperadora, o vendaval, as pedras, começou a chuva, fechamos todas as janelas e pouco tempo depois vimos a cobertura  na frente do estabelecimento desabando”, disse Back.

O proprietário afirmou ter tido sorte, já que não haviam clientes no local no momento do incidente e nenhum funcionário ficou ferido. “Estamos aqui com vários amigos que estão colaborando e em 5 dias voltamos a funcionar normalmente. Graças a Deus, tudo isso aconteceu por volta das 18h40 e não estávamos com nenhum cliente. Os funcionários também não se feriram”, relatou ele.

Defesa Civil

A Defesa Civil de Curitiba registrou, até as 21h15 desta quarta-feira, solicitações de lona para situações de destelhamentos, nos bairros Boa Vista, Portão, Cajuru, Umbará (Vila Calixto – 50 casas) e Caximba (Vila 29 de Outubro – 150 casas). A Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS) distribuiu colchões e cobertores para as pessoas atingidas na Vila Calixto.

Equipes do Meio Ambiente receberam ao menos 40 solicitações de quedas de galhos e árvores em diversos pontos da cidade, que estão sendo atendidas. Entre elas, na Avenida Anita Garibaldi e na Coronel Dulcídio.

O cidadão que precisar comunicar a Prefeitura sobre a queda de árvores deve utilizar o telefone 156 da Central de Atendimento ao Cidadão ou pelo site (www.central156.org.br). O atendimento acontece por ordem de chamada e também de acordo com a gravidade da situação relatada.

A orientação da Defesa Civil é de evitar sair de casa durante uma tempestade. Se a pessoa estiver na rua, evitar se abrigar embaixo de árvores e de estruturas metálicas, uma vez que Curitiba tem registrado grande incidência de raios.

Trânsito

A chuva também afetou o trânsito em diversas regiões, por conta de semáforos apagados e pontos de alagamento.

Foram registrados alagamentos em grande parte da Linha Verde (sentido São Paulo) entre a Av. Comendador Franco e Mal. Floriano, sendo o trecho próximo a Senador Salgado Filho o mais crítico. O trânsito também foi interrompido por conta de alagamentos na Rua Brigadeiro Franco, próximo à Rua Alagoas e na rua Flávio Dallegrave, próximo a rua Prof. Brandão, no bairro Alto da XV.

O asfalto da rua Pe. Camargo com a rua Agostinho Leão Júnior sofreu erosão e bloqueio parcial foi sinalizado por agentes de trânsito.

Semáforos foram apagados na região do terminal do Cabral , na avenida Winston Churchill e em diversos cruzamentos na região do bairro Pinheirinho. De acordo com informações da Prefeitura de Curitiba, no momento já foram registrados 13 semáforos apagados na cidade.

Copel

Por meio de nota, a Copel disse ainda estar avaliando a gravidade dos danos à rede elétrica. Os consumidores estão sendo religados pouco a pouco. Nos casos em que os circuitos desligaram devido a um curto-circuito passageiro, como contato de galho de árvore, a Copel religa logo após verificar o trecho. Mas em casos como queda de árvore sobre a rede, é mais complicado, principalmente por se tratar de um horário de pico no trânsito.

Banda B

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.