Às 7h da manhã desta segunda-feira fazia 5,7°C em Cascavel e 5,4° em Pato Branco. Em Araucária e Região, a temperatura era de 15°C,que deve ser a mais alta do dia. É só o começo de uma onda de frio severa que se aproxima da capital e região, tendo o seu ápice nesta terça-feira (17), com remota possibilidade de chuva congelada.
A massa de ar polar que está para chegar é a mais intensa dos últimos 54 anos e congelou até a estação meteorológica em San Carlos de Bariloche, em Rio Negro, Argentina, onde fez um frio de -25,4°C.
Na capital paranaense, deve começar a esfriar a partir da tarde de hoje, com o dia de amanhã congelante, mínima de 2°C e máxima de apenas 10°C. Ainda, na quarta-feira, a previsão é de geada, com mínima de 0° e máxima de 10° em Curitiba e região.
Por conta da previsão de frio intenso, o Instituto Inmet emitiu um alerta para os próximos dias. “Grau de severidade: Perigo. Risco à saúde, com temperatura 5°C abaixo da média por período de três a cinco dias”, diz o aviso do instituto.
Neve?
Na semana que passou, alguns modelos europeus apontavam uma pequena possibilidade de neve na Região. Hoje, o fenômeno tem chances remotas, mas estará presente nas serras gaúchas. catarinenses e também pode acontecer na região Sul do Paraná, em cidades como Palmas e General Carneiro.
Abaixo, segue a previsão para esta terça-feira em Curitiba e Palmas, região Sul do Paraná, segundo os principais institutos meteorológicos.
SIMEPAR
Máx: 10°C
Mín: 2°C
Condições: Chuviscos na madrugada e nebulosidade variável
CLIMA TEMPO
Máx: 10°C
Mín: 2°C
Condições: Nublado com possibilidade de garoa
INMET
Máx: 11°C
Mín: 3°C
Condições: Dia encoberto
TEMPO AGORA
Máx: 11°C
Mín: 2°C
Condições: Sol alterando com chuva isolada
CPTEC
Máx: 11°C
Mín: 2°C
Condições: Nublado
BANDAB – FOTO AÉCIO NOVITSKI – ARQUIVO 2013