Paraná

Curitiba e RMC estão entre as menores taxas de desemprego do Brasil

Curitiba foi a quinta capital brasileira com menor taxa de desemprego no segundo trimestre de 2019, já a região metropolitana da capital tem a terceira menor taxa do país. Os dados constam da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral (PNAD Contínua) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados nesta quinta-feira (15) em Brasília.

A taxa de desemprego da cidade de Curitiba, de 9%, fica atrás apenas de Florianópolis, Goiânia, Campo Grande e Porto Alegre. Já levando em consideração também a Região Metropolitana, a taxa fica em 10% – maior apenas do que nas regiões metropolitanas de Florianópolis e Goiânia.

Segundo o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, os números refletem os esforços do governador Ratinho Junior para aproximar o governo do setor privado e assim gerar mais empregos no Paraná.

“As ações do Departamento do Trabalho têm sido intensas em todo o Estado, mas Curitiba merece uma atenção especial por contar com a maior população e também o maior número de empresas. Por isso estamos atuando de forma intensa na Agência do Trabalhador da capital e fomentando programas de geração de emprego e renda na região metropolitana”, explica Leprevost.

CAGED

Curitiba já havia se destacado no cenário nacional de geração de empregos pelos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia, divulgados em julho. Segundo o banco de dados, a capital paranaense é a segunda cidade de todo o Brasil que mais criou postos de trabalho no primeiro semestre, com saldo de 12.071 empregos formais criados entre janeiro e junho, atrás apenas de São Paulo (capital).

Por orientação do secretário da Justiça, Família e Trabalho, a Agência do Trabalhador da capital intensificou os esforços de intermediação de mão de obra para acelerar o tempo de colocação dos trabalhadores no mercado. De janeiro a junho foram atendidas 8.979 pessoas na agência curitibana e encaminhadas para entrevistas em empresas. Em média, cada trabalhador que busca a Agência é encaminhado para cinco entrevistas de emprego.

Banda B

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.