Araucária

Departamento veterinário realiza atendimento para animais de famílias de baixa renda

A Prefeitura de Araucária possui um Departamento Veterinário lotado na Secretaria de Agricultura (SMAG) que está apto a fazer atendimento ambulatorial a animais de pequeno porte, como cães e gatos. O serviço é voltado para famílias de baixa renda que residam na cidade e não possam pagar por um atendimento particular.

Por isso, quem quiser levar seu animal para consulta ambulatorial precisa levar um comprovante de residência, um documento com foto e também comprovar renda (de ½ salário mínimo por membro da família ou rendimento total de 3 salários mínimos para toda a família), o que pode ser feito com a constatação de inscrição no CAD Único (dentro do prazo de validade do documento que é de dois anos).

Os veterinários atendem os animais de pequeno porte na sede da Secretaria de Agricultura às segundas, quartas e sextas-feiras, no período das 7h às 12h. São dez senhas distribuídas por dia. Nos outros dias da semana, os profissionais da SMAG prestam atendimento aos produtores rurais do município.

Essas medidas tomadas pelo departamento Veterinário da SMAG visam colaborar com os demais programas de proteção e guarda responsável de animais domésticos, viabilizando o atendimento para a população de baixa renda que tanto necessita e que muitas vezes não conseguia senha para o atendimento, aumentando o risco de abandono de animais e limitando também o acesso às informações fundamentais dessa população à guarda responsável, intuito principal do serviço.

“Atuamos cumprindo as determinações do código de ética dos médicos veterinários, evitando dessa maneira prejudicar tanto os profissionais do município, como atender a população de forma socioeducativa sobre a criação de animais de companhia e também os de produção”, analisa a médica veterinária do departamento, Renata Kubaski de Araújo.

Importante ressaltar que os atendimentos veterinários prestados são de consultas ambulatoriais simples, há orientação sobre guarda responsável do animal, informações sobre vacina e avaliações das condições da saúde do animal que possam ser feitas sem o apoio de exames clínicos. Não é realizada castração nem microchipagem no local. Procedimentos mais complexos só podem ser feitos em clínicas e hospitais veterinários.

CAD Único

Para se inscrever no CAD Único as pessoas devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua casa e levar a documentação completa de todos os membros da família. É necessário preencher uma folha resumo declarando a condição social da família. O cadastro tem validade de dois anos.

Serviço
A Secretaria de Agricultura fica localizada na rua Júlio Szymanski, 72 (ao lado do Salão Paroquial da Igreja Matriz), no Centro de Araucária. Mais informações sobre a atuação do Departamento Veterinário podem ser obtidas pelo telefone 3614-7552.

SMCS

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.