Araucária

Fonoaudiologia: Projeto de Oficina de Leitura de Araucária recebe Menção Honrosa

Uma solenidade na tarde desta terça-feira (11) no Hospital Municipal de Araucária marcou a entrega da Menção Honrosa do Prêmio Sesi ODS 2018 ao projeto Oficina de Leitura e Escrita de Araucária, desenvolvida por fonoaudiólogos em diversas unidades básicas do município. O projeto existe há 14 anos em Araucária e colabora para o aprendizado de leitura e escrita, gerando inserção social, maior autonomia e qualidade de vida.

Uma das pioneiras do projeto, a fonoaudióloga Regina Gabardo explica que a ação ocorre uma vez por semana (manhã e tarde) nas unidades de saúde e incentiva a leitura por meio da literatura infantil. Com 14 anos de projeto, ela revela que a ação promove mudança não só nas crianças, mas também nas famílias. “Não é só contar histórias. É fazer com que compreendam”, afirmou ao público no evento. Junto com as fonoaudiólogas Simone Farinha e Bárbara Belnoski, Regina iniciou este trabalho que tem motivado a leitura de gerações. Hoje há crianças atendidas pelo projeto que estão fazendo faculdade.

As crianças podem chegar ao projeto por encaminhamento da escola/CMEI, unidade de saúde ou por procura espontânea dos pais. Há situações em que as profissionais de fonoaudiologia realizam as atividades em estruturas da escola/CMEI, na Clínica de Fonoaudiologia e também no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado – Área Intelectual (CMAEE) Joelma do Rocio Túlio. O secretário municipal de Saúde Carlos Alberto de Andrade declarou no evento que a premiação é de todos os profissionais envolvidos e destacou o comprometimento de todos.

Livros – Durante a cerimônia, os profissionais de fonoaudiologia receberam das mãos do secretário municipal de Cultura e Turismo, Eduardo Tavares de Lira, exemplares de livros que serão doados ao projeto da Oficina de Leitura e Escrita. Neste primeiro momento serão 100 exemplares, mas haverá mais doações em outro momento.

 

Prefeitura de Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.