
Uma solenidade na tarde desta terça-feira (11) no Hospital Municipal de Araucária marcou a entrega da Menção Honrosa do Prêmio Sesi ODS 2018 ao projeto Oficina de Leitura e Escrita de Araucária, desenvolvida por fonoaudiólogos em diversas unidades básicas do município. O projeto existe há 14 anos em Araucária e colabora para o aprendizado de leitura e escrita, gerando inserção social, maior autonomia e qualidade de vida.
Uma das pioneiras do projeto, a fonoaudióloga Regina Gabardo explica que a ação ocorre uma vez por semana (manhã e tarde) nas unidades de saúde e incentiva a leitura por meio da literatura infantil. Com 14 anos de projeto, ela revela que a ação promove mudança não só nas crianças, mas também nas famílias. “Não é só contar histórias. É fazer com que compreendam”, afirmou ao público no evento. Junto com as fonoaudiólogas Simone Farinha e Bárbara Belnoski, Regina iniciou este trabalho que tem motivado a leitura de gerações. Hoje há crianças atendidas pelo projeto que estão fazendo faculdade.
As crianças podem chegar ao projeto por encaminhamento da escola/CMEI, unidade de saúde ou por procura espontânea dos pais. Há situações em que as profissionais de fonoaudiologia realizam as atividades em estruturas da escola/CMEI, na Clínica de Fonoaudiologia e também no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado – Área Intelectual (CMAEE) Joelma do Rocio Túlio. O secretário municipal de Saúde Carlos Alberto de Andrade declarou no evento que a premiação é de todos os profissionais envolvidos e destacou o comprometimento de todos.
Livros – Durante a cerimônia, os profissionais de fonoaudiologia receberam das mãos do secretário municipal de Cultura e Turismo, Eduardo Tavares de Lira, exemplares de livros que serão doados ao projeto da Oficina de Leitura e Escrita. Neste primeiro momento serão 100 exemplares, mas haverá mais doações em outro momento.
Prefeitura de Araucária