Araucária

FUP e Sindiquímica PR discutem efetivos, regime e condições de trabalho com a Araucária Nitrogenados

No mês em que a histórica greve de 2020 completa cinco anos, a FUP e o Sindiquimica PR realizaram a primeira de uma série de reuniões com a gestão da Fábrica de Fertilizantes de Araucária (Fafen PR) para tratar de diversos temas relacionados à recomposição dos efetivos e às condições de trabalho dos petroquímicos que foram readmitidos em 2024. O objetivo é garantir condições básicas de trabalho para retomada segura da operação da unidade.

Os dirigentes sindicais enfatizaram a necessidade de ampliação imediata dos efetivos, priorizando o retorno dos demais trabalhadores demitidos em 2020, dada à experiência e conhecimento que têm da fábrica. Foram também tratados outros temas fundamentais para garantir condições decentes e seguras de trabalho no período de manutenção (que inicia em 05/03) e a implantação do regime de turno de revezamento.

A reunião foi realizada terça-feira, 04/02, com a presença de representantes da Diretoria da Araucária Nitrogenados e do RH da Petrobrás, do presidente do Sindiquímica PR, Rodrigo Pexe, e dos diretores da FUP, Cibele Vieira e Alexandro Guilherme Jorge.

A Fafen PR conta atualmente com 212 trabalhadores da área operacional, que retornaram à fábrica em junho de 2024, após muita luta e resistência da categoria petroleira pela reabertura da unidade e recontratação dos empregados demitidos em 2020, quando a planta foi fechada no governo Bolsonaro. Os trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Petrobrás chegaram a realizar uma greve nacional histórica de 21 dias, em fevereiro daquele ano, para impedir o fechamento da Fafen e garantir a manutenção dos postos de trabalho.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.