Paraná

Greca diz que acordo vai permitir bilhete único em Curitiba: “Integração sem terminal”

O prefeito Rafael Greca (DEM) afirmou que a aprovação da bilhetagem eletrônica vai permitir a implantação de um sistema de bilhete único em Curitiba, no mesmo modelo que já acontece em várias cidades brasileiras. A declaração foi feita nesta sexta-feira (31), durante a entrega de mais 14 veículos novos ônibus para a frota da capital.

“O importante é a modernização, a inovação e a revogação da proibição de Curitiba ter bilhetagem eletrônica. Isso vai me permitir promover integração sem ter que construir terminais. Eu vou poder agregar a integração no valor do bilhete, por transporte temporal. O passageiro vai poder descer no tubo da Carlos Gomes, passear pelo Centro e subir no ônibus para Santa Felicidade, sem que eu tenha que cercar a cidade com um terminal”, disse o prefeito. A implantação do bilhete único teve o caminho aberto após acordo da Urbanização de Curitiba (Urbs) com o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus (Sindimoc). A entidade trabalhista temia a demissão de milhares de cobradores, mas a negociação prevê uma troca gradual dos postos de trabalho, com requalificação da categoria para ocupar outras funções na empresa.     Na Câmara Municipal de Curitiba, o bilhete único tramita há pelo menos dois anos, por iniciativa do vereador Bruno Pessuti. Até o momento, porém, a Urbs alegava que não poderia adotar o sistema por conta da “redução de receita equivalente ao quantitativo de passageiros que hoje pagam a segunda passagem para concluir seu deslocamento”. Na justificativa, a administração municipal dizia que cerca de 14% dos cartões-transporte arcavam com o custo de um segundo embarque dentro do período de duas horas.

Novos ônibus

Os 14 novos ônibus irão operar nas linhas Pinhais/Campo Comprido, Inter II e um dos veículos será utilizado como reserva dos articulados laranja e, quando em operação, fará as linhas do Trabalhador ou Fazendinha/PUC.

Segundo a prefeitura, os novos veículos possuem dois espaços para cadeirantes, sistema de monitoramento por câmeras, sinais sonoro e visual de fechamento das portas, plaqueta com o prefixo do ônibus em Braille, mensagem de voz na solicitação de parada do cadeirante, 20% de bancos destinados às pessoas com deficiência e iluminação interna em LED.

Sem motorista

Durante a entrega, Greca ainda comentou os testes da multinacional VIA Technologies e disse que ônibus sem motorista é ‘fake news’. “Botaram um ônibus de Huzhou e o que foi incrível foi que um dos veículos de comunicação da cidade embarcou na fake, foi uma desgraça, do ponto de vista da velocidade da informação como inimiga da ética”, concluiu.

A multinacional também negou o veículo autônomo, mas confirmou estaria fazendo testes com ônibus com objetivo de proporcionar maios eficiência e segurança ao transporte coletivo.

 

 

Banda B

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.