Mundo

Maconha passa a ser legal na capital dos EUA

size_810_16_9_legalizaçao-maconha

Da BBC Brasil

 
A capital americana, Washington-DC, se tornou nesta quinta-feira o mais recente lugar dosEstados Unidos onde a posse de pequenas quantidades de maconha é legalizada. Desde a meia-noite (2h no horário de Brasília), usuários que consomem a droga em caráter privado já não enfrentam a ameaça de processo.

A mudança criou tensão entre o prefeito da cidade e o Congresso. Washington-DC se junta aos Estados do Alasca, Colorado e Washington (na costa oeste) como os únicos lugares dos EUA que permitem o uso da droga para fins recreativos. Moradores e visitantes com mais de 21 anos de idade podem portar até 56g de cannabis e plantar algumas mudas em casa. Porém, comprar e vender a droga continua a ser ilegal, assim como fumar em público.

Tensões políticas

A chamada Iniciativa 71 foi aprovada por mais de 70% do eleitorado em referendo realizado junto com as eleições legislativas nacionais de novembro. Mas o voto reavivou as tensões entre as autoridades locais e do Congresso. Washington DC – um distrito federal, não um Estado – precisa obter a aprovação do Congresso para implementar grande parte da sua legislação.

Em carta divulgada na terça-feira, dois membros do Congresso, entre eles o deputado Jason Chaffetz, republicano do Estado de Utah, alertaram a prefeita Muriel Bowser que ela estaria infringindo a lei nacional se fosse adiante com o plano. Em declarações ao jornal Washington Post, Chaffetz afirmou que a prefeita poderia enfrentar “consequências muito graves”, inclusive de prisão.

Eles disseram que um projeto de lei do orçamento nacional aprovado em dezembro impede a legalização da maconha em Washington. Os congressistas afirmaram que, se promulgasse as novas regras, Bowser estaria “agindo em sabida e intencional violação da lei”.

“Nós discordamos sobre uma questão de direito. Há maneiras razoáveis para resolver isso sem que eles nos ameacem ou nós a eles”, respondeu a prefeita.
Segundo ela, a legalização ainda é válida, já que foi aprovada pelos eleitores antes de o Congresso aprovar o projeto de lei orçamentária.

Embora qualquer processo criminal tenha de partir do Departamento de Justiça dos Estados Unidos – o órgão já se manifestou neutro em relação à legalização da maconha em outros Estados -, o Congresso poderia pressionar a prefeita segurando financiamentos destinados à cidade.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.