Mundo

Milhares de colombianos vão às ruas em protesto contra o governo

Com apenas dois meses de gestão, a administração do presidente Abelardo de la Espriella enfrentou um dos seus maiores desafios políticos e sociais até o momento. Na quarta-feira (14), milhares de cidadãos tomaram as ruas de diversas regiões do país para manifestar insatisfação generalizada com os rumos do atual governo.

O cenário de alta tensão resultou em marchas expressivas em grandes centros urbanos, incluindo a capital Bogotá, além de Cali, Medellín, Bucaramanga, Pereira e Riohacha. Os participantes expressaram forte rejeição à agenda econômica e de segurança proposta pelo Executivo, apontando o aumento expressivo no custo de vida, a escalada da violência em várias regiões, o retrocesso em conquistas sociais e as tentativas de criminalizar o direito constitucional ao protesto.

A mobilização nacional foi fruto de uma ampla articulação que reuniu sindicatos, coletivos estudantis, centrais operárias e o Conselho Regional Indígena do Cauca (CRIC). A diversidade de setores representados, desde o movimento docente até comunidades originárias, conferiu um caráter capilar à jornada de manifestações, que rapidamente extrapolou os limites da capital e se replicou em diferentes departamentos colombianos.

Na mobilização realizada em Bogotá, a presença do ex-presidente Gustavo Petro foi registrada, acompanhado por outras lideranças políticas do campo progressista. Os organizadores e participantes fizeram questão de enfatizar o caráter pacífico das manifestações, buscando contrapor narrativas difundidas pela Casa de Nariño que tentavam deslegitimar as reivindicações legítimas da sociedade civil colombiana.

O estopim para a onda de revolta popular foi a assinatura do Decreto 1525 por Abelardo de la Espriella. A nova norma estabelece diretrizes rigorosas para a atuação das forças de segurança durante manifestações públicas e confere autorização para que as autoridades procedam à dispersão de multidões caso ocorram distúrbios graves. Como resposta preventiva, os governos locais mobilizaram um forte contingente de agentes uniformizados nas principais cidades.

Para os partidos de oposição e movimentos sociais, a medida governamental representou uma tentativa clara de reprimir de forma antecipada o direito fundamental à manifestação. Essa interpretação contribuiu para acirrar ainda mais os ânimos em um dia que já se desenhava tenso devido ao descontentamento acumulado com a política econômica e o desmonte de programas sociais promovido pelo Palácio de Nariño.

Além da rejeição ao decreto de segurança, os setores mobilizados questionaram o conjunto inicial de decisões do atual presidente, acusado por lideranças sociais de desmantelar direitos históricos e encarecer a subsistência da maioria da população. A Federação Colombiana de Educadores (Fecode), por exemplo, mobilizou sua base em defesa da educação pública e da seguridade de saúde dos professores.

A entidade educacional também aproveitou o momento para exigir a reconstrução imediata da infraestrutura escolar danificada por emergências recentes, como o terremoto e as sucessivas réplicas registradas no departamento do Vale do Cauca, além de denunciar campanhas de estigmatização direcionadas ao sindicalismo docente no país.

Em paralelo, as comunidades indígenas e camponesas expressaram total oposição aos megaprojetos e às diretrizes econômicas que, segundo suas lideranças, colocam em risco a integridade de seus territórios ancestrais. O CRIC emitiu alertas públicos apontando que a atual administração tenta minar sistematicamente a autonomia das organizações originárias.

A pauta econômica concentrou grande parte da indignação popular. O encarecimento generalizado do custo de vida e as reformas que, na visão dos organizadores do protesto, corroem direitos trabalhistas fundamentais impulsionaram trabalhadores de diversas categorias produtivas a cruzarem os braços e ocuparem o espaço público.

Os protestos consolidados na Colômbia marcam o primeiro grande embate de massa contra o atual Executivo, evidenciando a polarização política que caracteriza o início deste mandato. Enquanto centrais sindicais e movimentos populares prometem manter a vigilância na defesa de conquistas históricas, o governo enfrenta o desafio de dialogar com uma parcela expressiva da população que considera sua agenda regressiva e prejudicial ao desenvolvimento social do país.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.