Brasil

Megarrecall da Toyota atinge mais de 400 mil carros no Brasil

A Toyota anunciou esta semana o recall preventivo de 424.641 veículos no Brasil por um possível defeito no airbag, que pode lançar objetos contra os ocupantes causando graves ferimentos. Segundo a empresa, os modelos suscetíveis ao problema são Corolla, Fielder, Hilux e SW4. A convocação integra o megarecall mundial da fabricante japonesa referente aos airbags fornecidos pela Takata, que já atingiu milhões de carros ao redor do mundo.

O defeito refere-se ao airbag do motorista ou do passageiro. No primeiro caso, são 384,6 mil unidades envolvidas dos modelos Hilux e SW4, fabricadas entre janeiro de 2006 a outubro de 2011, e do Corolla, produzidas entre outubro de 2007 a dezembro de 2011. A correção será a troca do deflagrador da bolsa inflável a partir do próximo dia 19.

Já o problema no airbag do passageiro pode aparecer em outras 40.045 unidades de Corolla, fabricados entre abril de 2007 a fevereiro de 2008, e Fielder, feitos entre abril de 2007 e entre junho de 2007 a junho de 2008. Neste caso, a Toyota fará o reparo em duas fases: a primeira começa nesta terça-feira (13), com a desativação do equipamento, enquanto a sua troca inicia a partir de 23 de novembro de 2015.

Defeito

Em comunicado, a marca explica que o rompimento inadequado do deflagrador do airbag do passageiro, no momento da colisão frontal do veículo, pode provocar a dispersão de pequenos fragmentos de metal da carcaça da peça, juntamente com a bolsa deflagrada. Além de danos materiais, a consequência disso leva a lesões físicas graves ao passageiro no banco dianteiro e aos demais ocupantes.

Confira aqui os chassis envolvidos no recall para airbag do motorista dos modelos Hilux, SW4 e Corolla.

Confira aqui os chassis envolvidos no recall para airbag do passageiro dos modelos Corolla e Fielder.

Para confirmar o envolvimento e agendar o atendimento do seu veículo, os proprietários deverão entrar em contato com a rede de concessionárias Toyota. Os endereços e telefones estão disponíveis no site da marca.

 

PrOn

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.