
A trajetória histórica do Mirassol na Copa Libertadores chegou ao encerramento nesta quinta-feira (20). O Leão Caipira acabou superado nas oitavas de final pela LDU, que levou a melhor na disputa de pênaltis por 5 a 4, no Estádio Casa Blanca, localizado em Quito, no Equador. O resultado foi definido após um empate sem gols no tempo regulamentar da partida.
Fazendo sua estreia absoluta na principal competição do continente, o clube paulista apresentou um desempenho superior ao dos adversários durante boa parte do confronto. A equipe conseguiu neutralizar a tradicional pressão da LDU, conhecida pelo retrospecto amplamente favorável contra times brasileiros jogando em seus domínios. Em 33 partidas anteriores em casa contra equipes do Brasil, os campeões sul-americanos de 2008 acumulavam 22 vitórias, cinco empates e apenas seis derrotas.
Com o resultado, a LDU garantiu vaga nas quartas de final e será a próxima adversária do Palmeiras, que assegurou a classificação ao eliminar o Cerro Porteño, do Paraguai, na última quarta-feira (19). Por conta da campanha superior construída durante a fase de grupos, o time equatoriano decidirá a eliminatória jogando a partida de volta em seus domínios, enquanto o confronto de ida ocorrerá no Nubank Parque, na capital paulista.
Resistência à altitude e estratégia em Quito
No primeiro encontro do mata-mata, realizado uma semana antes no Estádio José Maria de Campos Maia, em Mirassol (SP), os dois times ficaram no empate por 1 a 1. Dessa forma, qualquer vitória simples no tempo normal em solo equatoriano garantia a classificação direta.
O técnico Rafael Guanaes optou por escalar uma formação alternativa em Quito, poupando titulares para concentrar esforços na campanha do clube pela permanência na elite do Campeonato Brasileiro. O goleiro Walter e o zagueiro Willian Machado foram os únicos jogadores da equipe principal que iniciaram a partida anterior a figurarem novamente entre os onze iniciais. Peças fundamentais como o meia Eduardo, autor do gol do Leão Caipira no interior paulista, e o lateral Reinaldo nem sequer viajaram com a delegação.
Apostando nos 2.850 metros de altitude da capital equatoriana para sufocar os visitantes, a LDU tentou impor um ritmo forte desde os instantes iniciais. Logo no primeiro minuto, o volante Sebastián González avançou desde a intermediária até a entrada da área e desferiu um chute potente, exigindo defesa defensiva de Walter, que espalmou a bola para cima.
A melhor oportunidade dos mandantes na etapa inicial ocorreu aos 29 minutos. O lateral José Cuero aproveitou a sobra de um cruzamento vindo da esquerda feito por José Carabalí e finalizou de forma cruzada. O atacante Janner Corozo tentou o desvio definitivo na pequena área, mas o zagueiro Lucas Oliveira mostrou reflexo para se antecipar e afastar o perigo.
Com o passar do tempo, o Mirassol ajustou o posicionamento defensivo e passou a incomodar o adversário explorando erros na saída de bola dos equatorianos. A principal chance paulista no primeiro tempo aconteceu aos 24 minutos, quando o meia Shaylon aproveitou uma falha na defesa rival, aproximou-se da área e chutou cruzado, mandando a bola muito perto da trave direita.
Equipe paulista cresce na etapa final, mas cede nos pênaltis
No segundo tempo, a LDU demonstrou certa impaciência e abriu espaços, permitindo que o Mirassol frequentasse mais o campo ofensivo, embora a equipe brasileira ainda pecasse no último passe. A entrada de jogadores considerados titulares na reta final, como o volante Neto Moura e os atacantes Alesson, Carlos Eduardo e Bruno Santos, deu mais qualidade ao setor ofensivo do time visitante.
A oportunidade mais clara de gol para os paulistas surgiu aos 45 minutos, quando o lateral Daniel Borges arriscou um chute de primeira buscando o canto de Gonzalo Valle, mas o goleiro da LDU conseguiu fazer a defesa. Já nos acréscimos, aos 48 minutos, a equipe da casa desperdiçou a última chance clara da partida em um contra-ataque no qual o atacante Michael Estrada ficou cara a cara com o gol após falha de Willian Machado, mas concluiu para fora.
Na decisão por pênaltis, a primeira cobrança acabou pesando contra o time brasileiro. O lateral Victor Luís teve sua batida defendida por Valle. Nas cobranças seguintes, todas as equipes converteram suas penalidades. Coube ao atacante Fernando Cornejo marcar o gol na quinta tentativa da LDU, selando a classificação dos donos da casa e decretando a eliminação do Mirassol do torneio continental.
Vasco e Santos avançam na Copa Sul-Americana
Enquanto a Libertadores define seus confrontos, a Copa Sul-Americana também teve definições importantes para equipes brasileiras. Adversários no último fim de semana pelo Campeonato Brasileiro, Vasco da Gama e Santos confirmaram a classificação para as quartas de final da competição continental nesta quinta-feira.
O Cruzmaltino viajou ao Paraguai e aplicou uma goleada de 4 a 1 de virada sobre o Olímpia no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção. No primeiro confronto, disputado uma semana antes em São Januário, no Rio de Janeiro, o placar não havia saído do zero.
O lateral Esteban Matus inaugurou o marcador para os paraguaios, mas a reação vascaína veio com gols do volante Thiago Mendes e dos atacantes David, Claudio Spinelli e Adson. Na próxima fase da Sul-Americana, a equipe carioca enfrentará o vencedor do duelo entre o River Plate, da Argentina, e o Independiente Santa Fe, da Colômbia.
Por sua vez, o Santos garantiu a vaga ao segurar um empate sem gols contra o Macará no Estádio Bellavista, em Ambato, no Equador. O resultado foi suficiente graças à vitória por 2 a 1 obtida anteriormente na Vila Belmiro. Nas quartas de final, o Alvinegro Praiano terá pela frente o Atlético-MG, que eliminou o Red Bull Bragantino na fase anterior.
Fonte:: agenciabrasil.ebc.com.br










