Araucária

Mobilização é realizada no Dia Mundial da Saúde Mental em Araucária

Mais respeito, menos preconceito e mais espaço na sociedade. Esses foram alguns dos motivos que reuniram integrantes e participantes do Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II), do Centro Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPS AD), da Associação de Saúde Mental Dr. Régis Viola e pedestres que passavam pela Praça Dr. Vicente Machado, na sexta-feira (09). Na data é comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental.

Além das informações sobre transtornos mentais, algumas atrações chamavam a atenção. Os pacientes dos CAPS apresentaram o coral do qual participam, montaram um varal de desenhos e de poesia, fizeram exposição de quadros, fizeram leitura de poesias, teve apresentação do teatro da Comunidade Terapêutica Fonte de Água Viva (FAVI) sobre prevenção ao uso de drogas, apresentação do Trio Joia de Ouro e apresentação de dança cigana pelos idosos do Centro de Convivência. A Secretaria de Cultura fez acompanhamento musical dos participantes em diversos momentos para contribuir com as apresentações.

As amigas Maria de Fátima e Verônica participaram das atividades. Ambas cantaram no coral, sendo que Verônica também declamou poesia. “Eu gostei muito, a equipe dos CAPS é bem bacana, aqui foi mais um momento de lazer para nós e uma oportunidade de nos expressarmos. Também precisamos nos distrair”, diz Maria de Fátima.

A presidente da Associação, Neusa de Oliveira dos Santos, conta que esse foi o segundo ano que Araucária fez a mobilização e aos poucos a causa da saúde mental vai sendo melhor entendida pela população. “Temos nossos problemas, mas também temos nosso lado saudável também e é isso que estamos expondo aqui”, comenta.

Quando procurar ajuda
É importante buscar ajuda quando houver sofrimento psíquico que impeça a pessoa de administrar sua vida e de se relacionar com as outras pessoas. O paciente ou algum familiar pode procurar ajuda nos serviços de saúde mental do município. Esta rede conta com ações de saúde mental nas unidades básicas de saúde e nos CAPS.

CAPS AD

O CAPS AD é uma unidade de saúde especializada em atender os dependentes de álcool e drogas no município, buscando a reinserção social dos pacientes. O interessado pode procurar diretamente o serviço, sem precisar de encaminhamento ou agendamento prévio. O local está localizado no Complexo de Saúde São Vicente de Paulo, em frente à loja Havan. O telefone de contato é o 3614-7717. No local há acompanhamento com psicólogos, psiquiatra, terapia ocupacional, equipe de enfermagem e de serviço social.

CAPS II

Esse serviço presta atendimento clínico em regime de atenção diária, auxiliando no tratamento e contribuindo para evitar internações em hospitais psiquiátricos. O CAPS II visa promover a inserção social das pessoas com transtornos mentais através de ações intersetoriais. O serviço fica na Rua Maria Karas, 45 (ao lado da praça da Igreja Matriz). O telefone de contato é o 3901-5125.

A porta de entrada para o serviço são as unidades básicas de saúde, que fazem a triagem dos casos e encaminham os casos mais graves para o CAPS II e atendem os casos estáveis ou mais leves. O usuário do serviço pode participar de terapia ocupacional, oficinas e grupos, tem também atendimento psiquiátrico, psicológico, social e das equipes de enfermagem do local. Os familiares também podem buscar orientações e atendimento psicológico para ajudar na recuperação do paciente.

 

SMCS / Foto Carlos Poly

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.