Araucária

Museu Tingui-Cuera abre exposição sobre Expedicionários de Araucária no domingo (20)

A Prefeitura do Município de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, abre no próximo domingo (20) a exposição “Bravos combatentes! Expedicionários de Araucária na 2ª Guerra Mundial”. A exposição ocorrerá no Museu Tingui-Cuera e presta uma homenagem ao ex-combatente Pedro de Lima e aos demais expedicionários de Araucária (in memoriam) que lutaram durante a 2ª Guerra Mundial. A abertura (dia 20, às 15 horas) deve contar a presença de Pedro de Lima acompanhado de familiares.

Entre os objetos que serão expostos estão fotos, medalhas e documentos do acervo do Museu bem como de famílias dos ex-combatentes. O Museu Tingui-Cuera, situado no Parque Cachoeira, fica aberto de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30 e aos sábados, domingos e feriados das 13h às 17h. A exposição ocorrerá até o dia 08 de maio.

De acordo com um levantamento da Secretaria de Cultura e Turismo, Araucária contou com 80 combatentes na 2ª Guerra Mundial pela Força Expedicionária Brasileira (FEB). Nossos “pracinhas” de Araucária tiveram que superar inúmeras dificuldades, como: o afastamento de sua gente e de sua terra, o rigoroso inverno na Itália e a dor da perda de companheiros de luta. Alguns morreram em combate e foram aclamados como heróis, como de fato são. Os que voltaram, trouxeram na bagagem fatos que gostariam de esquecer, mas também o sentimento de dever cumprido. Representaram a pátria com orgulho e lutaram pela paz e liberdade mundial.

 

smcs

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.