Economia

Paranaenses devem usar o 13º salário para quitar dívidas

Pagamento de dívidas. É nisso que será investido o 13º salário de boa parte dos paranaenses, conforme a sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). Esta destinação foi citada por 33% dos consumidores entrevistados.

Além da regularização de dívidas, 21,6% dos paranaenses pretendem utilizar o dinheiro extra para fazer uma reserva financeira e 17,8% planejam usar o valor para viajar. A compra de presentes para as festas natalinas foi mencionada por 16,2%; o pagamento de impostos e taxas por 10,2% e a mesma parcela (10,2%) ainda não sabe o que fazer com o 13º salário.

O pagamento deve injetar na economia do Paraná R$ 12,66 bilhões. De acordo com a Fecomércio PR, o pagamento das dívidas com o abono de fim de ano deverá favorecer a economia também de forma indireta, pois após quitar seus débitos, o consumidor recupera sua capacidade de compra e parcelamento.

Comprar de forma parcelada é uma prática comum dos brasileiros, especialmente dos paranaenses, visto que 89,4% dos consumidores do Estado possuem algum tipo de dívida, seja no cartão de crédito, financiamento de carro ou casa, cheque pré-datado, cheque especial ou até mesmo carnês e outros serviços, conforme dados de outubro da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Pagamento

As empresas têm até o dia 30 de novembro para realizar o pagamento da primeira parcela dos trabalhadores enquanto aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a última parte do 13º entre 26 de novembro e 7 de dezembro, junto com o benefício mensal.

Massa News – 23/11/2018

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.