Paraná

Passagens de ônibus intermunicipais ficam 22,38% mais caras a partir do dia 01 de julho, no Paraná

As passagens de ônibus do transporte intermunicipal de passageiros ficam mais caras a partir da zero hora desta sexta-feira (1) no Paraná. O percentual médio de aumento é de 22,38%, outorgado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).

De acordo com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar), a decisão acontece após liminar da 4ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, a pedido da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina (Fespasc). “Apesar da publicação dos novos índices, a área técnica da Agepar reputa inadequada a metodologia de cálculo empregada para se chegar aos novos valores e apresentará recurso da decisão”, diz a agência.

O DER/PR diz que o principal fator no reajuste é a alta acumulada do diesel, que chegou a 51,04% nos últimos 12 meses, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor – Amplo (IPCA) divulgado este mês. O segundo maior fator no cálculo é o reajuste salarial de motoristas, cobradores e demais funcionários das empresas do setor.

Aumento

O reajuste anual está previsto em decreto que regulamenta os serviços de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros no Estado. O cálculo é realizado pelo DER/PR, levando em consideração, basicamente, custos operacionais, de manutenção, administração, remuneração de capital, depreciação de equipamento, coeficiente de utilização, bem como outros componentes previstos em legislação e regulamentos vigentes.

“O alto preço dos combustíveis observado pela população nos últimos meses está finalmente se refletindo na tarifa de ônibus intermunicipal, como não poderia deixar de ser. O cálculo de reajuste visa garantir a continuidade da prestação do serviço público de transporte intermunicipal, que precisa ser não apenas viável, mas também competitivo” explica a coordenadora de Transporte Rodoviário Comercial do DER/PR, Maria Elizabete Bozza. “Caso contrário, iríamos observar as empresas abrindo mão de suas linhas com grande frequência, prejudicando o deslocamento do cidadão por meses, até que a situação fosse resolvida”.

Mais informações sobre transporte intermunicipal e o valor das novas passagens estarão disponíveis no portal do DER/PR: http://www.der.pr.gov.br/Pagina/Transporte-Intermunicipal-de-Passageiros.

Banda B

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.