Cultura

Peça teatral emociona Araucária ao abordar a violência de gênero

Espetáculo promovido pelo COMDIM sensibiliza a comunidade sobre o combate à violência contra a mulher

Na última quinta-feira (13), o Teatro da Praça, em Araucária, foi palco da peça Em Mares de Sereio, que emocionou o público ao tratar da violência de gênero. A ação foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), em parceria com a Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria de Assistência Social, e o Instituto Lanterna Luminosa. O evento reuniu frequentadores dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Convivência da Pessoa Idosa, profissionais da rede de proteção e alunos de teatro.

Conscientização por meio da arte

O objetivo do espetáculo foi sensibilizar o público sobre as causas, impactos e formas de enfrentamento da violência de gênero. Utilizando a linguagem teatral, a peça estimulou reflexões sobre a construção de relações saudáveis e o combate à violência.

“A arte tem o poder de sensibilizar e gerar reflexão de forma lúdica. Queremos que as mulheres saibam onde buscar ajuda. A punição é importante, mas a prevenção também. Com ações como essa, mostramos que é possível romper padrões familiares marcados pela violência”, afirmou Flávia Ohde, presidente do Instituto Lanterna Luminosa.

Para Josefina Carvajal, venezuelana de 54 anos e moradora da comunidade Rio Negro, a experiência foi marcante. “Nunca tinha entrado em um teatro antes. Me emocionei e trouxe meu neto Liam para compartilhar esse momento”, contou a frequentadora do CRAS Califórnia.

Direitos das mulheres em pauta

Além da peça, o COMDIM está promovendo palestras no Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM) ao longo de março. Em parceria com estudantes da Faculdade Inspirar, o tema central é Protagonismo Feminino e Direitos das Mulheres. Quatro encontros foram agendados para o público atendido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, com palestras nos dias 6, 12, 20 e 27 de março.

Apoio e orientação no CRAM

O CRAM oferece suporte a mulheres em situação de risco, incluindo aquelas com medidas protetivas. Vinculado à Secretaria de Assistência Social (SMAS), o serviço também orienta sobre relações abusivas e direitos das mulheres.

  • Endereço: Rua Lourenço Jasiocha, nº 2273 – Centro
  • Telefone: (41) 3614-1507

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Felipe Reis

Jornalista pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tenho interesse em temáticas relacionadas à Politicas Públicas, Cultura, Diversidade e Inclusão, Educomunicação e Meio Ambiente voltadas a multimidialidade. Atuo com a produção de noticias, entrevistas, notas e cobertura de eventos para os diversos meios de comunicação.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.