A disponibilidade de água em qualidade e quantidade é um dos fatores que limitam o desenvolvimento dos municípios. Em Araucária, de acordo com a Sanepar, não há risco de racionamento de água mesmo que, hipoteticamente, não chova por alguns meses nas bacias das represas, o abastecimento da cidade não seria afetado.
Essa condição foi possível graças a um planejamento feito pela empresa responsável pelo saneamento que construiu grandes reservatórios que estão com alto volume de água armazenada.
No município, as represas do Rio Passaúna e do Rio Verde são áreas de Proteção Ambiental (APA), sendo a primeira responsável pelo abastecimento de Araucária e parte de Curitiba e a segunda principalmente utilizada pela Repar e também para abastecimento público de Campo Largo. O reservatório de Miringuava, em São José dos Pinhais, também abastece parte de Araucária na região do Costeira.
“A companhia de saneamento possui um planejamento de curto, médio e longo prazo sobre a disponibilidade dos recursos hídricos, considerando diferentes cenários de crescimento populacional e demais fatores de risco de escassez. Porém, para que a demanda seja atendida ao longo do tempo, existem investimentos que devem ser aplicados, como construção de novas barragens e de estações de tratamento de água (ETA) para abastecimento”, afirmou o engenheiro ambiental Bruno Otsuka.
Para evitar a falta de água do abastecimento público para os próximos 20 anos em Araucária e região, está em fase de implantação pela Sanepar uma nova represa de água no Rio Faxinal localizado na região do Fazendinha.
“Certamente, os técnicos têm capacidade de prever, e preveem, até quando o sistema atual pode atender o consumo sem risco de escassez. Caso esses investimentos não sejam realizados, corre-se o risco de falta d’água, como ocorreu na região de São Paulo”, disse Bruno.
Mesmo com o alto volume de água nos reservatórios, a situação atual exige que todos tomem consciência e façam sua parte em relação a preservação deste recurso natural. Para a manutenção sustentável da água é preciso o desenvolvimento constante de planejamento e utilização consciente.
Dicas de uso consciente da água:
*Reduza o tempo do banho e feche a torneira enquanto está ensaboando o corpo e lavando o cabelo;
*No banheiro, feche a torneira enquanto escova os dentes e faz a barba;
*Na cozinha, ensaboe a louça com a torneira fechada;
*Para molhar a grama ou as plantas, use um regador;
*Regule a válvula da descarga. A água usada nos vasos sanitários é potável e por isso o desperdício deve ser evitado;
*Implantação de um sistema de captação da água de chuva para ser utilizada na irrigação das plantas, lavagem das calçadas e carros;
*Faça a separação do lixo orgânico dos materiais recicláveis e coloque para a coleta pública nos dias de coleta;
*Não descarte lixo nas vias públicas e fundos de vale para evitar a poluição dos rios;
*Proteja as áreas de preservação permanente, isto é, ao longo dos rios e nascentes com o plantio de árvores;
SMCS Foto Carlos Poly