Araucária

Prefeitura de Araucária cria secretaria para atrair investimentos e desenvolvimento sustentável

Nesta sexta-feira (27), o Diário Oficial do Município publicou a lei n° 4.522/2025, que cria a Secretaria Municipal de Expansão Econômica e Sustentabilidade. A pasta é a concretização de um compromisso da administração municipal com a atração de investimentos para o município, a aceleração econômica, a expansão industrial, a geração de emprego e  renda, a valorização dos empreendedores locais e o desenvolvimento sustentável.

A nova estrutura é também um sonho do prefeito Gustavo Botogoski, que sempre se questionou: “se Araucária tem o maior PIB Industrial do Sul, por que não tratar esse assunto com responsabilidade?”. Na abertura da 19.ª legislatura da Câmara Municipal, em 04 de fevereiro, o prefeito alertou que o município ocupava a 13.ª posição, entre as 399 cidades paranaenses, com a maior quantidade de empresas fechadas, e que 81,31% delas foram fechadas nos últimos 9 anos.

“São dados que precisamos dialogar com a Câmara”, observou o prefeito na ocasião, acrescentando a necessidade de Araucária  “retomar o cenário de protagonista no setor industrial”. Para isso, é necessário o trabalho em conjunto com todos os setores, incluindo os poderes Legislativo e Judiciário.

Naquele mesmo dia, a Associação das Empresas da Cidade Industrial de Araucária (AECIAR) se pronunciou publicamente a favor da nova secretaria. “A criação desta secretaria é um passo essencial para acelerar e impulsionar a economia e garantir um crescimento sustentável para Araucária”, afirmou o presidente da entidade, Estéfano Ulandowski. “Já era tempo. O setor produtivo precisava desse canal direto de articulação e diálogo com o poder público”.

O presidente da  AECIAR considerou ainda a medida “um passo decisivo para consolidar um modelo de crescimento inteligente, competitivo  e sustentável”, e reforçou a confiança na administração municipal: “Ver uma proposta construída em conjunto com o setor produtivo sair do papel com essa agilidade fortalece a confiança mútua e inaugura uma nova fase de cooperação para acelerar o crescimento sustentável do município”.

Competências
Entre as competências previstas à SMEES, estão:

Elaborar e implementar uma política de expansão industrial que fomente e fortaleça negócios de todos os setores industriais, portes e naturezas jurídicas, e estimule a atração de novas indústrias para o município; 

Elaborar e implementar o Plano Municipal de Expansão Industrial, em colaboração com as demais secretarias municipais;

Fortalecer os canais de representação empresarial, multissetorial, públicos e privados, e promover ações sinérgicas e articuladas junto ao Sistema S, comércio, turismo, serviços, indústria, agricultura e transportes, visando ao fortalecimento das respectivas atividades industriais no município; 

Estimular parcerias públicas e privadas para redução de CO2, alinhadas aos ODSs e à Agenda 2030 da ONU;

Promover a integração entre desenvolvimento econômico, meio ambiente e políticas sociais, buscando um crescimento sustentável e equilibrado.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.