Em visita à Câmara Municipal de Curitiba na manhã desta quarta-feira (21), o prefeito Rafael Greca anunciou que os eventos públicos natalinos organizados pelo município neste ano terão fogos de artifício sem estampidos e barulhos. A decisão vai de encontro a um projeto de lei que tem sido amplamente discutido pelos vereadores desde 2017.
Autora da proposição que proíbe o uso desses materiais em Curitiba, a vereadora Fabiane Rosa acredita que a decisão do Executivo deverá respaldar seu projeto, que entrará na pauta da Câmara em 2019. “Não conseguiremos votá-lo ainda este ano, pois não haverá tempo hábil”, explicou. “A ideia é que venha no início de 2019, pois ele já está pronto para ser votado pelo Plenário”, acrescentou a vereadora.
O objetivo do projeto de lei é evitar o sofrimento dos animais, devido a audição muito mais sensível que a humana. Os fogos agridem principalmente os cachorros, que sofrem com os altos ruídos.
Lei do silêncio
A iniciativa da vereadora não é novidade. Ao contrário de Curitiba, outras cidades brasileiras já aprovaram leis semelhantes, como Florianópolis, em Santa Catarina, e o município de Alfenas, em Minas Gerais.
“Por enquanto, somente eventos públicos não utilizarão esses fogos, que só fazem barulho e não trazem nada de belo ao espetáculo. Assim que for aprovado o projeto de lei, isso valerá também para cerimônias particulares”, afirmou.
Banda B – 23/11/2018