Paraná

Prefeitura de Curitiba anuncia fogos de artifício sem barulho neste Natal

Em visita à Câmara Municipal de Curitiba na manhã desta quarta-feira (21), o prefeito Rafael Greca anunciou que os eventos públicos natalinos organizados pelo município neste ano terão fogos de artifício sem estampidos e barulhos. A decisão vai de encontro a um projeto de lei que tem sido amplamente discutido pelos vereadores desde 2017.

Autora da proposição que proíbe o uso desses materiais em Curitiba, a vereadora Fabiane Rosa acredita que a decisão do Executivo deverá respaldar seu projeto, que entrará na pauta da Câmara em 2019. “Não conseguiremos votá-lo ainda este ano, pois não haverá tempo hábil”, explicou. “A ideia é que venha no início de 2019, pois ele já está pronto para ser votado pelo Plenário”, acrescentou a vereadora.

O objetivo do projeto de lei é evitar o sofrimento dos animais, devido a audição muito mais sensível que a humana. Os fogos agridem principalmente os cachorros, que sofrem com os altos ruídos.

Lei do silêncio

A iniciativa da vereadora não é novidade. Ao contrário de Curitiba, outras cidades brasileiras já aprovaram leis semelhantes, como Florianópolis, em Santa Catarina, e o município de Alfenas, em Minas Gerais.

“Por enquanto, somente eventos públicos não utilizarão esses fogos, que só fazem barulho e não trazem nada de belo ao espetáculo. Assim que for aprovado o projeto de lei,  isso valerá também para cerimônias particulares”, afirmou.

Banda B – 23/11/2018

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.