Paraná

Prefeitura de Curitiba anuncia fogos de artifício sem barulho neste Natal

Em visita à Câmara Municipal de Curitiba na manhã desta quarta-feira (21), o prefeito Rafael Greca anunciou que os eventos públicos natalinos organizados pelo município neste ano terão fogos de artifício sem estampidos e barulhos. A decisão vai de encontro a um projeto de lei que tem sido amplamente discutido pelos vereadores desde 2017.

Autora da proposição que proíbe o uso desses materiais em Curitiba, a vereadora Fabiane Rosa acredita que a decisão do Executivo deverá respaldar seu projeto, que entrará na pauta da Câmara em 2019. “Não conseguiremos votá-lo ainda este ano, pois não haverá tempo hábil”, explicou. “A ideia é que venha no início de 2019, pois ele já está pronto para ser votado pelo Plenário”, acrescentou a vereadora.

O objetivo do projeto de lei é evitar o sofrimento dos animais, devido a audição muito mais sensível que a humana. Os fogos agridem principalmente os cachorros, que sofrem com os altos ruídos.

Lei do silêncio

A iniciativa da vereadora não é novidade. Ao contrário de Curitiba, outras cidades brasileiras já aprovaram leis semelhantes, como Florianópolis, em Santa Catarina, e o município de Alfenas, em Minas Gerais.

“Por enquanto, somente eventos públicos não utilizarão esses fogos, que só fazem barulho e não trazem nada de belo ao espetáculo. Assim que for aprovado o projeto de lei,  isso valerá também para cerimônias particulares”, afirmou.

Banda B – 23/11/2018

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.