Paraná

Professores da rede estadual entrarão em greve a partir de segunda-feira

Os professores de todo o Paraná decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira (17). A votação aconteceu em assembleia da APP-Sindicato, que representa a categoria, na manhã de hoje (12) na sede social do Paraná Clube, na Avenida Kennedy, bairro Portão, em Curitiba.

A maioria votou para a paralisação das atividades de maneira geral. A discussão sobre a paralisação dos professores começou após o Governo do Paraná encaminhar emendas modificativas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2017 que autorizavam a suspensão do reajuste do funcionalismo, previsto para janeiro.

Conforme o governo, a data-base deve ser quitada depois que todas as promoções e progressões devidas sejam implantadas e pagas no estado, estimadas em R$ 750 milhões.

A diretora da APP Estadual Elizamara Goulart Araújo disse à Banda B que o objetivo da greve é a retirada da votação na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). “O governo colocou mensagem na LDO que retira a data-base da nossa categoria. A discussão hoje é essa – retirar essa mensagem para que não vá a votação na Alep. Temos greve geral decretada e a reivindicação principal é a mensagem 43 e todos os ataques que estamos sofrendo na carreira, somada à MP recente, luta dos estudantes, que também nos afeta”, conclui.

Segundo a APP-Sindicato, a medida também afeta outras categorias, em geral os servidores do estado do Paraná.

Para os professores, o governador Beto Richa já havia se comprometido a pagar integralmente a inflação de 2016 aos servidores em 2017. No entanto, o governador e o chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni (PSDB), informaram que o Executivo não teria caixa suficiente para arcar com os compromissos, acordados no meio do ano passado, em meio à greve dos professores.

 

BandaB

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.