Araucária

REFERÊNCIA: Comitiva de Minas Gerais faz visita à Araucária para conhecer detalhes da operação do TRIAR

A prova de que Araucária se tornou referência nacional pelas melhorias no seu sistema de transporte coletivo (TRIAR) está nas frequentes visitas de comitivas e solicitações de informação sobre a experiência local por municípios de diferentes cantos do país. Nesta semana, um grupo de Brumadinho-MG (município a 60km de Belo Horizonte) foi recebido pela equipe que gerencia o TRIAR para levantar informações detalhadas sobre o transporte coletivo. A comitiva mineira teve contato com técnicos de diferentes áreas em busca de detalhes que possam ser de interesse para o processo licitatório (sobre transporte coletivo) que estão preparando. Quando não é por meio de visita, o contato com Araucária para informações do TRIAR tem ocorrido via telefone, por exemplo.

A visita em questão ocorreu nesta terça e quarta-feira (16 e 17/08) e a comitiva mineira foi composta pelo secretário municipal de Transporte e Trânsito, Sérgio Mendes, e duas técnicas da secretaria, Daniela Rezende Silva (pós graduada Transporte e Trânsito) e Giovana Duarte de Magalhães (engenheira). Dentro do compromisso de transparência, a Prefeitura de Araucária colocou à disposição dos visitantes informações detalhadas sobre a operação das linhas do TRIAR, bem como sobre a planilha de custo. Não custa lembrar que Araucária tem se destacado não apenas pela sequência de reduções na tarifa no transporte coletivo (hoje em R$ 1,50), mas também por, com custo menor que há alguns anos, oferecer uma série de melhorias e benefícios aos usuários.   

O exemplo da visita da equipe de Brumadinho é apenas um dos muitos contatos que municípios brasileiros têm feito com Araucária em busca de entender como foi possível tantas melhorias no transporte coletivo nos últimos anos. Recentemente, dois municípios gaúchos também enviaram representantes para conhecer a operação do TRIAR: São Leopoldo e Sapucaia do Sul. 

DESTAQUE – A sequência de reduções na tarifa, as muitas gratuidades (incluindo a gratuidade para todos aos domingos – mediante uso do cartão TRIAR), o sinal de internet em toda a frota, a integração temporal (“Integração ponto a ponto”) são alguns dos pontos que têm chamado a atenção na imprensa nacional. Araucária foi citada em uma reportagem do jornal O Globo (novembro de 2021) como exemplo  de “alguns municípios menores chegaram a reduzir o valor das passagens, como forma de incentivar mais pessoas a usarem os ônibus, ampliar a receita e até reaquecer a economia”. Foi destaque também no Zero Hora, de Porto Alegre por duas vezes (setembro de 2021 e abril de 2022). A experiência de sucesso também rendeu convites para eventos importantes, como uma Audiência Pública promovida pela Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) que debateu sobre a possibilidade de um subsídio estadual para o transporte coletivo em diversas regiões do Paraná e a apresentação também na Smart City Business Brazil Congress 2022, na cidade de São Paulo.

SCMS Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.