Araucária

Semana de Prevenção às Drogas: Jovens de Araucária visitam Museu do DENARC

30A 8ª Semana de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas que está sendo realizada em Araucária tem promovido diversas atividades e tem incentivado a discussão sobre a problemática das drogas. Um dos pontos altos da semana tem sido a visita orientada que os Adolescentros do município têm feito ao Museu da Divisão Estadual de Narcóticos de Curitiba (DENARC).

O acervo do local reúne vários tipos de substâncias psicoativas, utensílios para o consumo, objetos que fazem apologia, como também exposições reais das consequências do uso de drogas, como por exemplo, mostra de fetos abortados devido ao uso indevido de drogas (armazenados em vidro e conservados em formol), pulmão prejudicado por causa do uso de tabaco (também conservado em formol), entre outros.

Na segunda (26) e na quarta-feira (28), os participantes do Adolescentro Industrial foram ao museu e puderam saber um pouco mais das consequências do uso de drogas. De acordo com a coordenadora do espaço, Patrícia Apª. Weceloski Gogola, os jovens ficaram impressionados com algumas coisas que viram e que descobriram.

“Dava para perceber o semblante deles de espanto. Tenho certeza que irão levar para a vida toda esse conhecimento. Eles não imaginavam o impacto que a maconha pode causar no organismo, por exemplo, que pode contribuir para a má formação de um feto. Eles viram fetos sem sistema nervoso central e sem coluna, devido suas mães usarem a substância durante a gestação”, comenta Patrícia.

As informações assimiladas contribuirão tanto para os participantes do Adolescentro, quanto para os profissionais que trabalham diariamente fazendo trabalhos de orientação. Um assunto levantado pela equipe do DENARC foi o uso de narguilé. O utensílio tem sido bastante utilizado por jovens e esse público nem sabe quais efeitos isso pode trazer. Além da possibilidade de transmissão de hepatite C e de herpes (pelo compartilhamento da piteira). Conforme a equipe, a quantidade de fumaça inalada por uma hora fumando Narguilé seria equivalente à fumaça inalada por fumar 100 cigarros comum, algo prejudicial para a saúde do usuário.

 

30

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.